Visitantes da Folia Literária Internacional do Amapá podem acessar livrarias e editoras no Parque do Forte, em Macapá
De 7 a 10 de novembro, a população pode interagir com autores e descobrir novas opções de leitura com os espaços Pororoca de Livros e Varal Literário.
A Folia Literária Internacional do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, irá centralizar no Parque do Forte, em Macapá, um grande repertório de livros distribuídos em estandes de livrarias e editoras, a partir desta quinta-feira, 7. A programação busca estimular e promover para a população o universo das linguagens de autores locais, nacionais e internacionais.
Até o domingo, 10, haverá programação permanente no espaço Feira de Livros onde, em um grande corredor, serão acomodadas as Livrarias Paulinas, Leitura, Pajé, Public e da editora O Zezeu. No local, também será possível visitar a Pororoca de Livros o Varal Literário, feiras de artesanato e de manualidades, sala de leitura do Conselho Editorial do Senado, a Feira Literária Infantil Tucuju (Flit), o Festival Literário de Macapá (Flimac) e o espaço do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari.
Escritores e músicos locais, de outros estados e países participarão da Folia Literária Internacional - Foto: Márcia do Carmo/GEA
Coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Folia Literária 2024 também reúne música, artes visuais e artesanato. Na abertura do evento, o cantor e compositor de MPB recifense Lenine, consagrado mundialmente, irá se apresentar em show gratuito ao público. A programação contará, ainda, com rodas de marabaixo e apresentações de músicos regionais como João Amorim e Nilson Chaves.
“É uma ocasião em que vamos celebrar a arte, a cultura local, nacional e internacional. Queremos que a população se sinta motivada a ler e escrever, pois são atividades que fazem parte da formação e identidade de cada ser. A leitura incentiva a imaginação e oportuniza que possamos sair do lugar por meio dos pensamentos, viajando por emoções e histórias que despertam interesses, além disso, representam valores e conhecimentos que muitas vezes são passados de geração para geração”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
Aberto para todas as idades, o evento também contará com a gastronomia regional na Praça de Alimentação, além de apreciar cortejos cênicos e culturais, intervenções poéticas itinerantes, lançamento de livros, sessões de autógrafos, contação de histórias e grupos de animação para o público infantil.
Durante os quatro dias da Folia, haverá programação permanente no espaço Feira de Livros - Foto: Márcia do Carmo/GEA
Folia Literária
O Governo do Estado promove, de 7 a 10 de novembro, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
A programação contará com homenagens aos grandes nomes da literatura e poesia do estado, mesas temáticas, shows musicais, rodas de conversas, oficinas, palestras, lançamentos de obras e intervenções culturais.
Por Ana Anspach