Amapá busca investimentos para o agronegócio em reunião com ministro da Agricultura
Governador Clécio Luís, senador Davi Alcolumbre e representantes do estado se encontram com Carlos Fávaro em Brasília para discutir políticas e projetos do setor primário.
Na última quinta-feira, dia 4, o governador do Amapá, Clécio Luís, e sua equipe técnica, se reuniram com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em Brasília, para tratar sobre políticas de investimentos para o setor primário. A reunião foi articulada pelo coordenador da bancada federal do Amapá, senador Davi Alcolumbre.
Durante a reunião, o governador apresentou ao ministro alguns produtos produzidos no Amapá, enquanto Fávaro ressaltou que os projetos do MAPA no setor primário podem ajudar a alavancar o estado. "Temos programas que são perfeitamente conectados com as necessidades do Amapá. Os convênios, repasses de recursos para estradas vicinais e equipamentos, por exemplo, são perfeitamente cabíveis, mas podemos avançar mais com todo um conjunto que vai colocar o Amapá no mapa do agronegócio", declarou o ministro.
O senador Davi Alcolumbre destacou a importância dos investimentos no setor produtivo para o desenvolvimento econômico do estado. "Essa é uma área fundamental para o processo de desenvolvimento do Amapá. Sabemos das nossas carências, mas queremos mudar a vida daqueles que vivem no campo, que querem produzir, querem conhecimento, pesquisa, investimentos. E esse acolhimento e trabalho em conjunto faz a diferença", falou o senador.
O secretário de Governo, Rodolfo Vale; o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Kelson Vaz; o diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Álvaro Cavalcante; e o secretário de Representação do Governo do Amapá em Brasília, Aziel Leite, também participaram do encontro. O deputado federal Vinícius Gurgel afirmou que o estado tem uma nova visão, voltada para o setor agrícola, e que pode alavancar a economia do Amapá não só por meio da agricultura, mas com outras áreas, como o petróleo.
O governador Clécio Luís saiu animado com as possibilidades apresentadas pelo ministro e afirmou que sua equipe técnica vai trabalhar para viabilizar os programas do Ministério da Agricultura no estado. "Saímos muito animados com as grandes possibilidades que o ministro nos apontou, tanto para o agro em larga escala, quanto para a agricultura familiar. Trouxemos várias demandas de infraestrutura, de insumos, e até mesmo da nossa Expofeira Agropecuária. Nossas equipes técnicas vão trabalhar para que os programas do Ministério da Agricultura sejam viabilizados no Amapá", descreveu Clécio.
Com essa reunião, o estado do Amapá busca aumentar os investimentos em seu setor primário e, consequentemente, impulsionar a economia local, trazendo benefícios para os produtores rurais e agricultores familiares da região.