Foto: Israel Junior/GEA
Aposentada Maria José Libório, de 83 anos, testemunha a evolução do Amapá ao longo dos anos

Aposentada Maria José Libório, de 83 anos, testemunha a evolução do Amapá ao longo dos anos

Suas memórias revelam a evolução do estado, desde os tempos do território até os dias atuais


No ano de 1940, Maria José Libório veio ao mundo em um cenário diferente do atual. Naquela época, o território que conhecemos hoje como Amapá ainda era parte do estado do Pará. Somente em 13 de setembro de 1943, o governo brasileiro criou o Território Federal do Amapá, marcando o início de uma jornada de transformações.

A vida de Maria José está profundamente entrelaçada com a história do Amapá. Ela testemunhou as mudanças que ocorreram desde sua infância até os dias atuais, criando seus seis filhos e construindo memórias preciosas ao longo do caminho.

Recentemente, Maria José foi uma das convidadas especiais na abertura da programação "Amapá 80 Anos", promovida pelo Governo do Estado. O evento foi lançado na última sexta-feira, 2, em comemoração ao aniversário de criação do ex-Território Federal do Amapá.

Em uma viagem ao passado, Maria José relembra vividamente as primeiras moradias construídas no território, na década de 1940. Na época, as casas eram simples, cobertas com palha e com paredes de barro. No entanto, as transformações começaram a acontecer quando o primeiro governador, Janary Nunes, assumiu o cargo.

"A população começou a ocupar outras partes da cidade, e as casas que ficavam na frente de Macapá foram removidas. Tudo mudou", relembra a aposentada.

A aparência da capital também passou por grandes transformações. Hoje, Macapá possui uma variedade de lojas, veículos, praças, escolas, prédios públicos, ruas pavimentadas e uma movimentação constante de pessoas. No entanto, durante o período em que o Amapá ainda era um território, a cidade era bem diferente.

"O antigo bairro da Favela, que agora faz parte do Centro, era uma área montanhosa. Havia um grande lago que se estendia desde a Rua Odilardo Silva até a Jovino Dinoá, desembocando na Avenida Padre Júlio. Era um lago enorme que servia como ponto de ancoragem para as embarcações que chegavam à cidade. Eu comparo esse lago ao Ver-o-Peso, em Belém, onde as embarcações ficavam ancoradas", destacou Maria José.

O desenvolvimento do Amapá impressiona Maria José ao longo dos anos. Ela se maravilha com a velocidade com que o estado evoluiu e se desenvolveu, passando de um chão de terra batida para ruas pavimentadas. Hoje, é possível chegar facilmente a lugares distantes que antes eram considerados remotos.

Com orgulho, Maria José compartilha suas memórias e experiências com seus 15 netos e 12 bisnetos. Para ela, fazer parte da história do Amapá e testemunhar seu crescimento e progresso é uma verdadeira honra. Ela expressa seu amor pela sua terra natal e acredita que o estado só tende a melhorar ainda mais no futuro.

O lançamento do selo do projeto "Amapá 80 Anos" marca apenas o início de uma extensa programação que celebrará a emancipação do estado. As comemorações estão previstas para ocorrer até setembro de 2024, envolvendo momentos culturais, construção histórica e eventos especiais.

Um dos destaques da programação é o lançamento do Museu da Pessoa, que incluirá uma cápsula do tempo virtual, destinada a receber relatos dos amapaenses sobre suas projeções para os próximos 20 anos. Essa iniciativa visa a preservação da memória coletiva e a construção de um futuro ainda mais promissor para o Amapá.

Além disso, haverá eventos como a feira "Folia Literária do Amapá" e a "Virada Cultural Pop", que promoverão a diversidade cultural e artística do estado. Festivais, orquestras, lançamentos de editais para o setor cultural e celebrações da 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá e do carnaval amapaense também fazem parte da programação dos 80 anos do estado.

O ponto alto das celebrações ocorrerá em 13 de setembro de 2023, data em que se comemora a elevação do Amapá à condição de estado da federação. Nesse dia, estão previstas atividades especiais para homenagear a história e o progresso alcançado ao longo das décadas.

A programação do "Amapá 80 Anos" representa uma oportunidade única para que os amapaenses celebrem suas conquistas, reconheçam o legado deixado pelas gerações anteriores e projetem um futuro ainda mais brilhante para o estado. Maria José Libório, com toda sua sabedoria e experiência, é testemunha viva dessa jornada de transformação e representa a conexão entre o passado, o presente e o futuro do Amapá.

Confira a programação completa do "Amapá 80 Anos" e participe das atividades que celebram o crescimento e o desenvolvimento do estado. Juntos, podemos construir um futuro ainda mais próspero para o Amapá e suas gerações futuras.

 

Confira a programação Amapá 80 anos:

  • Selo Comemorativo Amapá 80 Anos
  • Cápsula do Tempo
  • Museu da Pessoa
  • Canção Temática Comemorativa Amapá 80 Anos
  • Virada Cultural Festival da Cultura POP
  • Folia Literária
  • Orquestra Popular do Amapá
  • Casa dos Ritmos Tradicionais do Amapá
  • Festival da Imigração e Culturas
  • Música de Fronteira - Encontro Internacional de Música no Amapá
  • Corrida Amapá 80 Anos
  • Parque Casa do Governador

 

Com informações de Kelison Neves/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos