Foto: Maksuel Martins/Secom
Nova Sala de Integração Sensorial amplia atendimento a pacientes com necessidades especiais no Amapá

Nova Sala de Integração Sensorial amplia atendimento a pacientes com necessidades especiais no Amapá

Centro Reabilitação do Amapá oferece terapia ocupacional e fisioterapia em moderno espaço de estímulo sensorial


A partir desta segunda-feira, 5, o Centro Reabilitação do Amapá (Creap) inaugura a sua Sala de Integração Sensorial, um ambiente especialmente projetado para atender pacientes de até 17 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras alterações intelectuais. Com o maior e mais moderno espaço do estado, a sala proporciona suporte para terapia ocupacional e fisioterapia, seguindo os padrões do Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipada com diversos espaços de estímulo sensorial e integração visual, tátil e auditiva, a Sala de Integração Sensorial tem a capacidade de atender três pacientes de terapia ocupacional por hora, um aumento significativo em relação à capacidade anterior. Além disso, o espaço também pode receber mais pessoas que necessitam de fisioterapia, ampliando assim o acesso a esses serviços.

"A inauguração da Sala de Integração Sensorial certamente contribuirá para a redução da nossa lista de espera, oferecendo serviços de qualidade para a população", ressaltou a diretora do Centro, Aline Ribeiro.

Para a terapeuta ocupacional Lorena Mendes, que atua no Creap desde 2012, a Sala de Integração Sensorial possui um valor social inestimável para o sistema público de saúde do Amapá.

"É de imenso valor social para as famílias de baixa renda que poderão ter acesso ao melhor padrão do SUS", destacou a profissional.

A criação da Sala de Integração Sensorial é resultado de um projeto apresentado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Creap à Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). A parceria resultou em um convênio para o espaço, com investimentos de R$120 mil provenientes da Vepma e do Creap.

O chefe de secretaria e representante da Vepma, Danny Wadson, ressaltou que este é um momento de celebração e de resultados para a população.

"Os recursos da Vepma são provenientes do pagamento de medidas alternativas à justiça. Esses pagamentos formam um fundo que é revertido para projetos sociais e instituições de serviço como o Creap, e quem ganha com isso é a população", explicou Wadson.

Para receber tratamento no Centro, é necessário obter o encaminhamento de um médico especialista e, em seguida, realizar o cadastro no prédio localizado na Rua Tiradentes, 1597, no bairro Central. O agendamento para as diversas especialidades também pode ser feito pelo número 98421-7469 (WhatsApp).

 

Com informações de Cássia Lima/GEA


Veja fotos

Foto: Maksuel Martins/Secom

Foto: Maksuel Martins/Secom

Foto: Maksuel Martins/Secom




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos