Foto: Nayana Magalhães/GEA
Governo do Amapá altera programação da 52ª Expofeira por celebração do Círio de Nazaré

Governo do Amapá altera programação da 52ª Expofeira por celebração do Círio de Nazaré

Shows, exposições, parque de diversões e os pavilhões, vão encerrar mais cedo neste sábado, 7.


O Governo do Estado, em respeito à tradicional celebração religiosa do Círio de Nazaré, que tem o ponto alto neste domingo, 8, com a procissão da imagem de Nossa Senhora, em Macapá,  alterou neste sábado, 7, o horário da programação da 52ª Expofeira do Amapá.

Com a medida, determinada pelo governador, Clécio Luís, os eventos de shows, exposições e diversão, vão começar e encerrar mais cedo. Assim, a atração nacional, Xand Avião, entra às 22h30, no palco da Arena de Shows Rio Amazonas, no Parque de Exposições da Fazendinha.

"Peço a compreensão de todos, porque amanhã é o Círio de Nazaré, é um evento tão importante que transcende a questão religiosa apenas, é um evento cultural e tradicional também, de muito afeto e que precisa ser respeitado. Para a procissão, o Governo do Estado também deslocou uma grande estrutura de segurança pública. São mais de 250 militares, entre policiais e bombeiros, com viaturas para proteção e atendimentos, além da estrutura de saúde que vai acompanhar todo o cortejo da procissão e se posicionar em pontos estratégicos. Tudo isso para que nós tenhamos um belo Círio de muita fé, paz, e muita devoção a ela, que é considerada a Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré", enfatizou o governador.

A intenção da mudança é garantir que o público visitante, expositores, empreendedores e trabalhadores da Expofeira, também consigam participar do Círio de Nazaré.

A medida também é para garantir a segurança dos mais de 300 peregrinos que tradicionalmente saem a pé, do bairro da Fazendinha, até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para participar da Missa Campal e da procissão.

Segurança

Para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos devotos na procissão do Círio de Nazaré 2023, o Governo do Amapá disponibiliza mais de 250 agentes da segurança pública para atuar na programação do evento no domingo, 8. 

Dentro do planejamento, equipes do Corpo de Bombeiros estarão com 110  militares e seis viaturas, sendo duas Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado, uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) de combate à incêndio, uma de Auto Busca e Salvamento (ABS) e uma viatura tipo picape, para dar suporte logístico aos militares.

A Polícia Militar contará com 146 policiais e sete viaturas que ficarão dispostas em pontos estratégicos no percurso da procissão para realizar policiamento preventivo.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disponibilizou para a procissão duas ambulâncias de suporte avançado de urgência e emergência, com equipes de profissionais para dar suporte à população. A Sesa também articulou junto à organização do Círio o abastecimento do ponto fixo em saúde, com medicações e correlatos, além de equipes médicas para facilitar o acesso aos atendimentos.

Distribuição de água

Funcionários da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) irão distribuir 1,5 mil copos de 300 ml de água mineral para os fiéis durante a procissão do Círio de Nazaré.

A ação vai auxiliar que os romeiros mantenham a hidratação diante do forte calor do verão amazônico, com previsão de temperatura máxima de 34ºC na capital amapaense, neste domingo,8. O ponto de distribuição da água será na Avenida Presidente Vargas, esquina com a rua General Rondon, em frente à Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Círio 2023

O tema da romaria este ano é “Maria, cheia de graça, missionária da vida e da fé” e o lema “Maria, levantou-se e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39). A expectativa da Diocese de Macapá, responsável pela programação, é que cerca de 150 mil pessoas participem do Círio de Nazaré 2023.

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos