Foto: André Valente/Arquivo Pessoal
Turistas estrangeiros impulsionam vendas na Casa do Artesão em Macapá

Turistas estrangeiros impulsionam vendas na Casa do Artesão em Macapá



A presença de centenas de turistas estrangeiros em Macapá garantiu, em um único dia, o aumento de quase 200% no número de peças comercializadas na Casa do Artesão. As informações são da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que administra o espaço. 

Em média, a Casa do Artesão comercializa 250 peças por dia, contudo, este número subiu para 564 no dia 30 de outubro, data em que o transatlântico 'Seabourn Pursuit' chegou à capital amapaense com mais de 200 turistas, em sua maioria, europeus. 

No mesmo período, um grupo de mais de 60 franceses esteve na cidade para uma temporada de quatro dias. O Governo do Amapá organizou receptivos nos pontos turísticos para receber os visitantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer locais como o Museu Sacaca e a Fortaleza de São José.

O bom desempenho reforça a importância do turismo para a geração de emprego e renda no Amapá, um dos estados mais preservados do Brasil, que reúne belezas naturais, potencialidades culturais e riquezas históricas. A política pública está alinhada ao Plano de Governo, que incentiva a implementação de atividades econômicas aliadas à preservação ambiental.

"O turismo é uma das principais fontes de receita e emprego em muitas regiões e aqui temos um potencial turístico significativo, com uma rica biodiversidade, cultura diversificada e belezas naturais únicas", apontou a secretária de Estado de Turismo, Ane Monte. 

 

Encantos do Amapá

O coordenador geral da Casa do Artesão, Junielson Pessôa, detalhou que a arte e a cultura amapaense chamaram a atenção dos visitantes estrangeiros.

"Os turistas ficaram encantados com a diversidade e a beleza do nosso artesanato. Essa visita, aliada ao fluxo diário de pessoas no espaço, possibilitou o impulso considerável nas vendas”, contou Pessôa.

Os turistas não economizaram diante das peças diferenciadas. Entre elas, estão as que fazem referência aos povos indígenas, como brincos com penas e cordões de sementes de diversas cores.

"Realmente, os números impressionam. Isso reforça a nossa cultura e os nossos talentos”, celebrou o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.

A Casa do Artesão fica na orla de Macapá e apresenta variedade de produtos artesanais. São bonecas, almofadas, brincos, canetas personalizadas, entre outros. No lugar, os visitantes também encontram diversas opções de cestas feitas com cipós extraídos das florestas.

 

Por: Cristiane Nascimento


Veja fotos

Foto: André Valente/Arquivo Pessoal

Foto: André Valente/Arquivo Pessoal

Foto: André Valente/Arquivo Pessoal




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos