Outono: descubra quais são as cervejas mais indicadas para esse período do ano; Como harmonizar com pratos típicos

Outono: descubra quais são as cervejas mais indicadas para esse período do ano; Como harmonizar com pratos típicos

O período é marcado pela queda das folhas das árvores por conta do aumento de ventos, diminuição do tempo de luz solar e a queda das temperaturas


O mormaço e o calor típico do verão estão diminuindo, e os dias com climas mais amenos e noites mais longas se tornam cada vez mais comuns no Brasil durante o período de março até junho. Isso acontece por conta da chegada do outono, estação que sucede o verão e antecede o inverno. O período é marcado pela queda das folhas das árvores por conta do aumento de ventos, diminuição do tempo de luz solar e a queda das temperaturas.

Como toda estação do ano, além das características típicas de cada período, hábitos acabam sofrendo modificações, ou seja, se as pessoas preferem curtir uma praia e saborear pratos mais leves no verão, no outono elas acabam recorrendo a programas mais caseiros e refeições mais elaboradas. 

Porém, algumas opções gastronômicas são versáteis e podem ser apreciadas em diferentes estações, como é o caso da cerveja. A bebida, cujo consumo registrou crescimento de 8% no ano passado e atingiu o volume de quase 16 bilhões de litros, de acordo com os dados da Euromonitor International, é um ótimo exemplo de que é possível saborear o mesmo produto em diferentes períodos.

“O outono é uma estação que fica no meio-termo, ou seja, não é tão quente quanto o verão e não é tão frio como o inverno, então vários estilos de cerveja combinam com esse período do ano”, afirma Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da cervejaria Ashby. Por ser uma estação com noites mais frias, uma opção para curtir esse momento do dia é uma cerveja Strong Ale. Encorpada, aromática e de cor acobreada, ela apresenta notas de caramelo e amêndoas, além de aroma de frutas secas e nozes.

“Por ser uma cerveja forte, ela harmoniza justamente com pratos fortes. Se for uma noite com temperaturas bem baixas, um fondue de queijo combina com uma cerveja Strong Ale. Para quem ama carne, qualquer carne de porco combina com esse estilo, principalmente se ela for preparada com molho agridoce”, explica Vaz. Outro estilo de cerveja que combina com o tempo mais ameno do outono é o estilo Pale Ale, que possui sabor maltado e um aroma que lembra cereais e caramelo.

Na hora de harmonizar, escolha carnes grelhadas ou assadas como um frango assado na churrasqueira com carvão ou um bife grelhado. “A Pale Ale fica ótima com carnes que têm um pouco mais de gordura. Isso porque o amargor, por mais que seja bem leve, ajuda a quebrar esse aspecto gorduroso”, pontua Vaz. Para quem não abre mão da culinária italiana e gosta de saborear diferentes tipos de massa, o estilo Ale combina principalmente com massas produzidas com molho de tomate.

“Como esse tipo de cerveja possui toques caramelados, ela acaba suavizando a acidez do molho, então ela pode ser harmonizada com lasanha ao sugo, macarrão ou nhoque à bolonhesa. O ideal é que uma cerveja Ale seja servida em um mug e sua temperatura deve estar entre 5 e 7ºC”, pontua Vaz.

Além de entradas e pratos principais, as cervejas também combinam com sobremesas. Aproveitando que o inverno permite refeições mais elaboradas, uma opção para quem não abre mão de apreciar um doce são as sobremesas preparadas com chocolate.

Nesse caso, a harmonização com cerveja pode ser feita combinando sabores iguais, ou seja, um prato feito com chocolate harmoniza com uma cerveja com sabor de chocolate, como é o caso da Porter. A cerveja possui uma coloração escura e sua produção é feita com malte torrado. Além do aroma e do sabor de chocolate, a bebida conta com aromas de biscoito e caramelo.

“A Porter não é uma cerveja que precisa ser apreciada extremamente gelada pois é uma cerveja mais encorpada. Ela combina com diferentes sobremesas preparadas com chocolate, como petit gateau ou uma torta feita com chocolate”, diz Vaz. Outro estilo que combina com sobremesas é a Pilsen Puro Malte produzida com aromas e sabores de Café e Cacau. Ela possui um sabor de malte suave e lúpulos agradáveis.

 

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos