Novo Amapá Jovem: Governo do Estado realiza aula inaugural nos municípios de Macapá e Mazagão
Programa busca ampliar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Dando continuidade à cerimônia de recepção dos beneficiários do Novo Amapá Jovem, que busca ampliar as oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 10, a aula inaugural do programa para participantes e familiares de Macapá e Mazagão.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv). Em Mazagão, a cerimônia aconteceu na Escola Dom Pedro I, e na capital, os novos beneficiários foram recepcionados no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Amapá e na Escola Estadual Tiradentes, nos dias 8 e 10, respectivamente.
“Esse momento é muito importante, pois marca a chegada dos jovens dentro do programa e o primeiro contato com um mundo de oportunidades. Muitos deles são novos e não sabem como funciona a dinâmica do novo formato do programa, então, aproveitamos esse momento para tirar as dúvidas também”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para a Juventude, Priscila Magno.
O Novo Amapá Jovem passou por uma reformulação, e agora conta com os eixos Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista. Entre os beneficiários, está o enfermeiro Vitor José Costa da Costa, que passou para monitor no programa e falou da expectativa para o momento.
“O programa incentiva os jovens a entrar no mercado de trabalho. Vejo como um grande horizonte de possibilidades, pois ensina pessoas que precisam, e assim como eu me formei como enfermeiro, posso estar incentivando outros que queiram seguir a carreira”, disse o monitor.
O processo seletivo foi realizado durante os meses de abril e maio. Por meio dos editais, os beneficiários receberão bolsas que variam de R$ 250,00 a R$ 1,4 mil, a depender da categoria de inserção.
As próximas cerimônias de recepção acontecem em Porto Grande, Ferreira Gomes, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Distrito do Pacuí e Arquipélago do Bailique.
Por: Alice Palmerim