Reprodução/Internet
Presidente Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá

Presidente Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá

Em entrevista, presidente Lula reforça a importância da pesquisa para viabilidade da exploração e destaca a responsabilidade da Petrobras.


Em entrevista a uma rádio do Amapá nesta quarta-feira 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou seu interesse na exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá.

Lula enfatizou que a exploração só ocorrerá após uma pesquisa minuciosa para determinar a viabilidade e a quantidade de petróleo existente. O presidente expressou frustração com a demora na autorização da pesquisa, afirmando que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão do governo, parece ser um órgão contra o governo.

O presidente destacou a necessidade de recursos para a transição energética e que a exploração de petróleo seria uma fonte de renda importante. Ele garantiu que a Petrobras, empresa com expertise em exploração em águas profundas, conduzirá o processo de forma responsável, cumprindo todos os ritos necessários para evitar danos à natureza.

A Margem Equatorial é uma área com grande potencial de exploração de petróleo, mas ambientalistas se opõem à exploração, alegando riscos à fauna, flora e população local. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), eleito pelo Amapá, defende a exploração e já tratou do assunto com Lula. O Ibama informou que o pedido da Petrobras ainda está em análise, sem prazo para resposta.

Com informações/G1-AP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos