Divulgação
Como gravar a tela do computador?

Como gravar a tela do computador?



Precisa criar uma apresentação de instruções para o trabalho? Quer compartilhar uma divertida sessão de jogo com seus amigos? Gravar sua tela é uma boa maneira de realizar ambos.

A tarefa é mais fácil do que você imagina, pois o Windows 10/11, o MacOS e até mesmo o Chrome OS possuem ferramentas integradas que podem realizar o trabalho. Neste guia, mostraremos como usar ferramentas nativas.

 

Como gravar sua tela no Windows usando a barra de jogos do Xbox

O Windows 10 e 11 incluem uma ferramenta de captura de vídeo nativa, mas foi projetada principalmente para jogadores. No entanto, ele pode ser usado para qualquer aplicativo aberto, oferecendo uma maneira conveniente de gravar a tela e até adicionar áudio, se necessário.

 

COMO GRAVAR A TELA DO COMPUTADOR NO WINDOWS

Para usar o recurso Xbox Game Bar, seu PC precisa oferecer suporte a um dos seguintes codificadores. A maioria das placas gráficas ou processadores modernos os suportam.

AMD VCE

Intel Quick Sync H.264 (CPU Intel de segunda geração ou mais recente)

Nvidia NVENC (mais Nvidia GeForce 600 ou mais recente; mais série Quadro K ou mais recente)

 

Confira os passos:

  • Passo 1:

Clique no botão Iniciar, seguido do ícone de engrenagem localizado no Menu Iniciar. Como alternativa, você pode clicar no ícone de notificações na barra de tarefas e selecionar o bloco Todas as configurações na Central de ações. Ambos os métodos abrirão o aplicativo Configurações.

 

  • Passo 2:

A seção Xbox Game Bar deve carregar por padrão. Há uma alternância que deve ser definida como On. Se for exibido Off, clique no botão de alternância.

 

  • Etapa 3:

Selecione Capturas listadas à esquerda para visualizar e ajustar outras opções de personalização, se necessário.

Em Capturas, você pode alterar o local de salvamento de suas gravações e capturas de tela, habilitar a gravação em segundo plano e habilitar gravações mesmo quando seu laptop não estiver conectado. e ajuste suas configurações de áudio e configurações de qualidade de vídeo.

 

  • Etapa 4:

Quando terminar de ajustar as configurações, digite o atalho de teclado padrão para abrir a barra de jogos do Xbox: Win + G.

Você pode ou não ver um prompt perguntando se o aplicativo destacado em sua tela é um jogo. Se o fizer, basta selecionar Sim. Claro, é mentira, já que o Xbox Game Bar foi feito para capturar a jogabilidade, mas essa pequena mentira estende esse recurso para outros aplicativos. No entanto, a Xbox Game Bar não grava a área de trabalho ou o File Explorer, apenas abre aplicativos.

 

  • Etapa 5:

A barra de jogos do Xbox aparece perto da borda superior central da tela. Ele fornece botões para acessar essas sobreposições e configurações:

A sobreposição de captura da barra de jogo deve aparecer por padrão. Caso contrário, clique no ícone da webcam na barra de jogos do Xbox.

Nota: Se o seu PC tiver mais de um monitor conectado, como uma configuração de três monitores, a interface da Xbox Game Bar aparecerá na tela onde você clicou pela última vez.

 

  • Passo 6:

Para começar, clique no botão Iniciar Gravação redondo na sobreposição de Captura. Para parar a gravação, clique no botão roxo Stop Recording.

Como alternativa, você pode digitar a combinação de teclas Win + Alt + R para iniciar e parar a gravação com a barra de jogos do Xbox habilitada. Todos os vídeos capturados são salvos como arquivos MP4 na pasta Vídeos > Capturas em Este PC no Explorador de Arquivos.

 

Como gravar tela em um Mac usando a ferramenta de captura

Incluído no MacOS, há um recurso nativo que permite gravar a tela e fazer capturas de tela. Veja como:

 

  • Etapa 1:

Pressione Shift + Command + 5 para abrir a barra de ferramentas da captura de tela.

 

  • Etapa 2:

A barra de ferramentas aparece na tela com dois conjuntos de botões: três à esquerda para capturar uma captura de tela e dois no meio para gravar a tela. Ele também fornece os botões Opções e Captura (ou Gravação ).

 

  • Etapa 3:

Clique no botão Gravar tela inteira (esquerda) ou no botão Gravar parte selecionada (direita) seguido do botão Gravar e ele substitui Capturar se a ferramenta estava originalmente no modo de captura de tela, localizado à direita.

 

  • Etapa 4:

Quando terminar, clique no pequeno botão Gravar localizado na barra de menu na parte superior da tela, conforme mostrado abaixo. Como alternativa, pressione Command + Control + Esc. O vídeo é salvo na área de trabalho por padrão.

 

Como gravar sua tela em um Chromebook

O Google agora oferece uma ferramenta de gravação de tela nativa para o Chrome OS e não é necessário pular para a versão beta. O Google continua atualizando suas opções de gravação de tela com novos recursos ao longo do tempo.

 

  • Etapa 1:

Faça login no Chrome OS. Pressione simultaneamente Shift + Ctrl + o botão Mostrar janelas (que se parece com uma caixa com linhas ao lado).

 

  • Etapa 2:

Clique no botão Captura de tela no menu pop-up.

 

  • Etapa 3:

A tela escurece e uma barra de ferramentas aparece na parte inferior. A barra de ferramentas também oferece opções para gravar Tela Cheia e Janela de Gravação .

 

  • Etapa 4:

Por padrão, a ferramenta de captura de tela é definida como Captura de tela. Clique no botão Screen Record na barra de ferramentas e ele se assemelha a uma câmera de filme apontando para a direita, para capturar o vídeo.

 

  • Etapa 5:

Clique no botão Gravar centralizado na área selecionada.

 

  • Etapa 6:

Para finalizar, clique no botão Parar Gravação de Tela exibido na prateleira ao lado do relógio do sistema.

Por padrão, o vídeo capturado é salvo na pasta Downloads como Gravação de tela [data][hora] no formato de arquivo WebM.

 

Conclusão

Atualmente gravar a tela do computador tem ajudado bastante principalmente para aqueles que desejam anotar algumas coisas em um momento da reunião online, outros gravam para dar instruções ou tutorial.

Existem muitos gravadores de video na tela de terceiros que nos oferecem mais controle. Movavi Screen Recorder é dos melhores. Comparando com os outros ele é mais poderoso e fácil de usar.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos