Líder do ranking nacional, Henrique Garrigós disputa competição em Madri. Foto: Juan Borges.
Sabristas iniciam corrida olímpica neste final de semana, com participação em duas Copas do Mundo

Sabristas iniciam corrida olímpica neste final de semana, com participação em duas Copas do Mundo

Brasileiros estarão em ação em competições na Espanha e Geórgia, a partir desta sexta-feira


Depois da espada e do florete, agora é a vez do sabre iniciar a sua corrida olímpica. Nesta sexta-feira (12), seis brasileiros disputam duas etapas da Copa do Mundo, na Espanha e na Geórgia. Estas são as primeiras etapas válidas para o ranking olímpico da arma.

O sabre é uma arma em que o Brasil teve grande evolução nos últimos anos, com resultados importantes, principalmente nas Américas. No último Campeonato Pan-Americano, o time feminino conquistou a medalha de bronze, enquanto a equipe masculina foi semifinalista, terminando em quarto. Portanto, garantir uma das vagas das Américas para os Jogos Olímpicos é um feito possível de ser conquistado.

Na Espanha, os meninos terão a oportunidade de mostrar suas credenciais. Bruno Pekelman, Henrique Garrigós e Fábio Salles formam o trio brasileiro na disputa da Copa do Mundo de Madri. Pekelman foi o representante do Brasil no último Pré-Olímpico, mas hoje quem lidera o ranking nacional é Garrigós.

As meninas se colocam à prova na Europa Oriental, mais precisamente na Geórgia. O desafio será a Copa do Mundo de Batumi, também a partir desta sexta. O Brasil vai com o trio formado por Karina Trois, Luana Pekelman e Isabela Carvalho. Karina é a mais experiente do grupo, é vice-líder do ranking nacional e já participou de um Pré-Olímpico, em 2021. Luana ocupa a posição subsequente no ranking nacional, mas é a melhor das três no ranking mundial, ocupando lugar no Top 100.

A classificação olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos