Conselheira e ouvidora nacional participa de posse do novo procurador-geral de Justiça do MP de Rondônia
Nesta sexta-feira (14) ocorreu a posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Alexandre Jésus de Queiroz. O evento ocorreu no auditório do prédio-sede do MPRO, em Porto Velho, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. A ouvidora do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei, prestigiou o evento e destacou a importância da nova liderança para a instituição.
“A posse de um novo procurador-geral do Ministério Público é sempre um momento significativo. Acredito que, sob a liderança de Queiroz, o Ministério Público continuará a trilhar um caminho de excelência, inovação e compromisso com as causas sociais. Encorajo-o a fomentar um ambiente colaborativo, onde todos se sintam ouvidos e valorizados. A força do Ministério Público reside na união de seus membros e na diversidade de ideias que cada um traz. Estamos aqui para apoiá-lo nessa nova jornada. Desejo sabedoria nas decisões, coragem nas adversidades e sempre o olhar voltado para o bem-estar da população rondoniense”, manifestou a ouvidora nacional.
A solenidade contou com a participação de representantes do Governo de Rondônia, do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal de Contas, das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação do Ministério Público de Rondônia, da Assembleia Legislativa de Rondônia, do Conselho Nacional do Ministério Público, do Ministério Público Federal e de diversas entidades de classe. Também estiveram presentes procuradores-gerais e subprocuradores-gerais de Justiça de outros estados e membros do Conselho Nacional do Ministério Público. O convite para a cerimônia foi feito pelo presidente do Colegiado de Procuradores, Ivanildo de Oliveira, reforçando a harmonia e o diálogo institucional entre os órgãos do Estado.
Em seu primeiro pronunciamento como procurador-geral de Justiça, Santiago destacou o papel do Ministério Público de Rondônia na proteção da ordem jurídica e dos direitos fundamentais. “O Estado não pode se resumir a uma coletânea de leis ou conjunto de serviços, um emaranhado de burocracia sem sentido. Portanto, quero aqui reforçar o compromisso com a promoção e a defesa dos direitos humanos, com o cuidado e a atenção àquelas e àqueles que mais precisam”, afirmou.
Visita à Ouvidoria
Além da posse, a ouvidora nacional Ivana Cei aproveitou a ocasião para conhecer as instalações da Ouvidoria do MP de Rondônia. Recebida pela ouvidora e procuradora de Justiça Andreia Damascena Engel e pela ouvidora suplente, Tânia Garcia, Ivana teve a oportunidade de entender as práticas e iniciativas adotadas pela Ouvidoria local, que tem se destacado pelo atendimento ao público e pela promoção da transparência na atuação do Ministério Público.
Também acompanharam a visitação, a membra auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Cláudia Garcia, e o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos de Goiás, Marcelo André de Azevedo. A visita foi uma oportunidade para troca de experiências e fortalecimento das relações entre as instituições. A conselheira destacou a importância da ouvidoria como um canal direto entre o cidadão e o Ministério Público.
Por Rita Torrinha - Gerente de Comunicação
*Com informações do MPRO