Embaixada de Samba Cidade de Macapá recebe Visita da Corte mostrando que nas feiras também tem folia

Embaixada de Samba Cidade de Macapá recebe Visita da Corte mostrando que nas feiras também tem folia

Agremiação do Grupo de Acesso recepcionou a comitiva da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá e Governo do Amapá, nesta sexta-feira, 14.


A tradicional "Corte do Carnaval" da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), acompanhada de representantes do Governo do Estado, foi recebida nesta sexta-feira, 14, com muita garra e samba no pé, pela diretoria e integrantes da Embaixada de Samba Cidade de Macapá, que apresentaram o enredo: "A Vida é uma Feira".

A recepção teve como palco a quadra da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes. A "Visita da Corte", que iniciou na escola de samba Império do Povo, em Santana e contempla as 10 agremiações dos Grupos de Acesso e Especial, faz parte do cronograma de atividades que antecedem o Desfile das Escolas de Samba, que vai acontecer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Sambódromo de Macapá.

Rainha mostra samba no pé à frente da bateria “Formiga de Fogo”

Rainha mostra samba no pé à frente da bateria “Formiga de Fogo”

Foto: Lidiane Lima/Secom

Considerada um símbolo do carnaval no estado, a corte traz figuras ilustres como o Cidadão do Samba, Aureliano Neck e a Musa do Carnaval, Valéria Santos. Durante o encontro, são apresentados alguns pontos técnicos, demonstrando o trabalho que será levado para a avenida Ivaldo Veras.

O presidente da Liesap, Jocildo Lemos

O presidente da Liesap, Jocildo Lemos

Foto: Lidiane Lima/Secom

“Depois de já termos visitado sete escolas, temos certeza de que o recurso que repassamos está sendo bem utilizado. Essa visita é a ocasião em que as escolas de samba fazem a primeira prestação de contas e demonstram como estão empregando o valor recebido. Estamos confiantes no comprometimento que todas as agremiações têm com o carnaval no Amapá”, destacou o presidente da Liesap, Jocildo Lemos.

Segundo a representante do Governo do Amapá, a secretária de Turismo, Syntia Lamarão, o carnaval é muito positivo para a economia, para o desenvolvimento do estado e para o crescimento turístico e dos artistas envolvidos.

Secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão

Secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão

Foto: Lidiane Lima/Secom

“As escolas fomentam várias cadeias na economia local, geram oportunidade de criação de trabalhos temporários e fixos, sem falar na promoção do estado, pois consolida o Amapá na rota do calendário turístico. O Carnaval do Meio do Mundo traz visitantes que têm oportunidade de conhecer a cultura, a história, a gastronomia e produtos turísticos, entre outros elementos”, destacou a secretária.  

O presidente da Escola Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Adriano Leitão, disse que o enredo mostra o dia a dia da comunidade e frisou a importância de receber o recurso patrocinado pelo Governo do Estado, com emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre.

“É uma honra receber a 'Visita da Corte' e ter a oportunidade de mostrar o que vamos apresentar na avenida, com destaque para a bateria 'Formiga de Fogo'. Estamos com uma expectativa muito positiva para realizarmos um excelente espetáculo”, pontuou Leitão.

O presidente da Escola Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Adriano Leitão

O presidente da Escola Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Adriano Leitão

Foto: Lidiane Lima/Secom

Programação da Visita da Corte

Sábado, 15

  • Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada - CANCELADA
    (nova data será remarcada)
  • Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal
    Horário: 21h
    Local: a definir

Domingo, 16

  • Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade
    Horário: 20h
    Local: sede da agremiação

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Confira a ordem e horário dos desfiles:

Sexta-feira, 28 de fevereiro

Embaixada de Samba - 21h
Solidariedade - 22h35
Império da Zona Norte - 0h10
Piratas Estilizados - 1h45
Império do Povo - 3h20

Sábado, 1º de março

Emissários da Cegonha - 21h
Unidos do Buritizal - 22h35
Boêmios do Laguinho - 0h10
Maracatu da Favela - 1h45
Piratas da Batucada - 3h20

 

Por Ana Anspach




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos