Programa Profid da Unifap — Foto: Unifap/Divulgação
Profid oferece cursos de extensão com inscrições abertas para formação, aperfeiçoamento, qualificação profissional e idiomas

Profid oferece cursos de extensão para formação, aperfeiçoamento, qualificação profissional e idiomas

São cinco projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento. Inscrições encerram na próxima sexta-feira, 19.


Estão abertas as inscrições para os projetos de extensão “Escreve Amapá”, “Jovem Bilíngue (Inglês/Francês)”, “Jovem Visionário”, “Literaturas do Norte: vozes e escritas da Amazônia” e “Libras para a Comunidade”, todos ofertados pelo Programa de Formação, Aperfeiçoamento,  Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 19 de maio.

Interessados podem se inscrever em mais de um projeto de extensão do Profid, desde que não haja incompatibilidade de horários. Para efetivar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário on-line e anexar os documentos exigidos nos editais de seleção de cada um dos projetos, disponíveis no link em serviços, abaixo.

O projeto de extensão “Escreve Amapá” oferta 120 vagas mais cadastro de reserva para o curso “Redação para Enem/Vestibulares”, com carga horária de 50 horas. Podem se inscrever alunos das redes pública e privada que estejam cursando o último ano do ensino médio e idade mínima de 15 anos. As aulas ocorrerão remotamente, nos meses de junho e julho, com uma turma às quintas-feiras à noite (19h às 21h) e outra aos sábados, das 16h às 18h.

“Jovem Bilíngue (Inglês/Francês)” ofertará cursos de idiomas (níveis 1 e 2) para jovens a partir de 16 anos. O projeto de extensão disponibilizará, ao todo, 750 vagas, distribuídas da seguinte forma: 250 vagas para o curso de Francês Nível 1 e 50 vagas para o Nível 2; e 350 vagas para o Inglês Nível 1 e 100 vagas para o Nível 2. Os cursos serão ofertados no período de junho a outubro de 2023 via on-line, por meio de plataformas digitais, e de modo presencial. Ao final do curso, o(a) aluno(a) receberá um certificado de conclusão.

Com o objetivo de qualificar jovens e adultos com conhecimentos específicos para ingresso no mercado de trabalho, o projeto de extensão “Jovem Visionário” ofertará 500 vagas mais cadastro de reserva, distribuídas em nove cursos: “Empreendedor Jr”, Plano de Negócio”, “Técnicas de vendas na era digital”, “Gestor de redes sociais”, Conhecendo as ferramentas do Google”, “Planejamento estratégico para redes sociais”, “Auxiliar administrativo de condomínio”, “Noções básicas de arquivo físico e digital” e “Auxiliar de escritório”. A carga horária dos cursos é de 60 horas/aula e eles serão realizados presencialmente nos municípios de Macapá e Santana. Nos demais municípios, a modalidade de ensino será remota.

O projeto de extensão Literaturas do Norte disponibilizará 250 vagas para o curso “Literaturas do Norte: Vozes e escritas da Amazônia”, com carga horária de 180h, sendo 150 para ampla concorrência e 100 destinadas ao projeto de Interiorização Quilombola, além de cadastro reserva. As atividades ocorrerão de forma síncrona, transmitidas pelo canal do YouTube do Literaturas do Norte, às quintas e sextas-feiras à noite (18h às 21h), no período de junho a setembro de 2023.

Já o “Libras para a comunidade” disponibilizará 410 vagas imediatas para o curso de Libras níveis I, II e III, com carga horária de 180h, e 240 vagas para os níveis IV e V, com carga horária de 120h. O curso de Libras Níveis I, II e III terá duração de quatro meses e ocorrerá no período de junho a setembro de 2023. O curso de Libras Níveis IV e V terá duas ofertas, com duração dois meses e meio. Podem se inscrever acadêmicos, servidores da Unifap e pessoas da comunidade geral com idade mínima de 16 anos. Os candidatos aos níveis IV e V devem enviar vídeo em Libras contendo a apresentação pessoal do aluno e frases em Libras que demonstre sua comunicação na língua e os conteúdos aprendidos no curso básico I, II e III.

Os resultados finais das seleções serão divulgados no dia 26 de maio, no link http://sgi-profid.unifap.br/.

 

Profid

O Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) tem por objetivo o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação  de  uma universidade mais inclusiva e engajada,  mediante a democratização de conhecimentos,  artes, cultura e das ciências produzidas nesta  Instituição de Ensino Superior. O Profid atua através da promoção, organização e administração de diversos projetos voltados para crescimento, aperfeiçoamento, qualificação profissional e formação de discentes, docentes e técnicos da Unifap, assim como a comunidade do estado do Amapá.

Saiba mais em https://www2.unifap.br/profid/.

 

SERVIÇO

Cursos de extensão do Profid

Inscrições gratuitas até dia 19 de maio no link 

https://www2.unifap.br/profid/inscricao-2023/.

Editais de seleção de cada um dos projetos, disponíveis no link http://sgi-profid.unifap.br/.


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos