Governo do Amapá garante tratamento para paciente acamado em Ferreira Gomes com consultório odontológico portátil
O jovem Marcelo dos Santos, de 20 anos, recebeu serviços de limpeza, restauração e prevenção à cáries da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção para fazer tratamentos em uma unidade de saúde, também recebem acolhimento do Governo do Amapá com o serviço domiciliar. Esse foi o caso do jovem Marcelo dos Santos, de 20 anos, que mora no município de Ferreira Gomes. Ele passou por um atendimento completo com um consultório odontológico portátil.
A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) viajou no último sábado, 15, até o município levando equipamentos portáteis que possibilitam o atendimento na própria casa do paciente. Entre eles, um aparelho que conta com compressor de ar integrado, equipado com um cilindro e canetas de sucção.
Consultório odontológico portátil conta com aparelho com compressor de ar, cilindro e canetas de sucção
Foto: Rodrigo Abreu/Sesa
O trabalho foi conduzido pela cirurgiã dentista, Ligi Anne Ribeiro, que é especialista em pacientes portadores de necessidades especiais. Ela explicou os tipos de procedimentos realizados em Marcelo, durante todo o dia, respeitando a condição física dele.
Ligi Anne Ribeiro, cirurgiã dentista e especialista em pacientes portadores de necessidades especiais
Foto: Rodrigo Abreu/Sesa
“Esse foi um atendimento muito especial. Recebemos a solicitação das coordenações municipal e estadual de Saúde Bucal para atender um paciente acamado, com várias limitações de locomoção, que precisava do serviço odontológico. Realizamos raspagem dentária completa, restaurações e alguns dentes receberam selante, que é um material resinoso utilizado para prevenção de cáries. Cada procedimento precisou de um intervalo para que o paciente ficasse confortável”, explicou Ligi Anne.
Todos os procedimentos foram acompanhados pelos pais de Marcelo
Foto: Rodrigo Abreu/Sesa
Todo o trabalho foi acompanhado pela família de Marcelo, que orientou a equipe sobre o quadro clínico e ainda levou segurança para que o paciente ficasse mais confortável durante os procedimentos. A mãe, Maria do Socorro dos Santos, percebeu as dores de dente que o filho sofria e buscou auxílio para acamados.
Maria Socorro, mãe do paciente Marcelo dos Santos
Foto: Rodrigo Abreu/Sesa
"Meu filho tem 20 anos e não pode se locomover, fui atrás de atendimento e fiquei sabendo que é só solicitar o apoio domiciliar. Isso é muito importante, porque o Governo do Amapá está levando o atendimento, a prevenção e a satisfação do serviço para todo o estado, não só na capital. Agradeço de coração ao governador Clécio Luís, e a toda equipe do CEO, que fez um trabalho lindo", ressaltou Maria.
Marcelo é acompanhado pelo Programa Saúde da Família (PSF) da Prefeitura de Ferreira Gomes, e foi avaliado inicialmente pela equipe da Coordenadoria Municipal de Saúde Bucal, que identificou a necessidade de um atendimento especializado, por isso acionou o CEO.
Larisse Souza, coordenadora de Saúde Bucal do município de Ferreira Gomes
Foto: Rodrigo Abreu/Sesa
"A mãe do paciente solicitou atendimento. Ao analisar o caso, vimos que precisávamos de ajuda para o tratamento e fizemos o pedido para a Coordenação Estadual e a equipe veio completa e com equipamentos necessários para o conforto e qualidade bucal do paciente, um trabalho muito importante realizado pelo Governo do Estado", concluiu Larisse Souza, coordenadora de Saúde Bucal do município de Ferreira Gomes.
Centro especializado
O CEO vem garantindo diversos serviços odontológicos à população, entre eles, destaca-se o da cirurgia de frenectomia, que é o procedimento de corte do freio da língua. Em 2024, o serviço atendeu 170 crianças com anquiloglossia, doença conhecida como língua presa.
Entre as especialidades mais acessadas pelos pacientes no Centro estão a periodontia, odontopediatria e clínica geral, além de um consultório especializado para atendimento a portadores de HIV.
Os profissionais também desenvolvem ações com o programa Mais Sorriso. Na última sexta-feira, 14, a contemplada com uma moradia no novo Residencial Nelson dos Anjos, Maria Jani Costa, de 59 anos, ganhou um tratamento odontológico completo pelo programa, que atende ainda comunidades indígenas, quilombolas e rurais em todo o estado.
Por Roberta Corrêa