Divulgação
Circuito Nelore de Qualidade avalia 450 animais em Araguaína (TO)

Circuito Nelore de Qualidade avalia 450 animais em Araguaína (TO)



A cidade de Araguaína (TO) foi palco das avaliações de carcaça da 2ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, em 26 de junho. A unidade do frigorífico Friboi do município contou com a participação de cinco pecuaristas, que inscreveram 450 animais. A 25ª edição do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

André Locateli, gerente executivo da ACNB, informa que a etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Araguaína evidenciou a eficiência da raça na produção de carne em pastagens. “Nesta etapa pudemos ver animais pesados, ainda jovens, resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas no Tocantins. A seleção genética, potencializada pela nutrição, sanidade e manejo proporcionados pelos produtores, refletem diretamente na qualidade final do produto”. Foram 414 machos não castrados participantes e 36 fêmeas, todos terminados em pastagens.

O destaque da etapa deste ano foi o peso médio dos lotes de machos e fêmeas participantes, além do grau de cobertura de gordura nas carcaças das fêmeas. As características dos animais, verificadas na avaliação, mostram a evolução contínua da pecuária Nelore na região, colocando a cidade como referência nesse segmento no estado.

“Tivemos a oportunidade de presenciar o esforço incansável desses pecuaristas em apresentar animais de altíssimo padrão genético. Além disso, a criação de Nelore a pasto no Tocantins tem se destacado pela eficiência e rentabilidade, com o uso responsável da terra e a rotação de pastagens de forma adequada”, destaca Alexandre Bispo, presidente Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT).

Os machos pesavam em média 22 arrobas, enquanto 89% das fêmeas apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme, possuindo cerca de 16,7 arrobas cada.

 

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Graciele Helena Enéias Figueiredo, da Fazenda Ipê, localizada em Santa Fé do Araguaia (TO), venceu o campeonato de machos nesta etapa de 2023, tendo recebido a Medalha de Ouro. Por sua vez, a Medalha de Prata foi entregue a Sandoval Martins Ferreira, da Fazenda Califórnia, de Araguanã (TO). Por fim, a Medalha de Bronze foi entregue a José Anacleto da Silva, da Fazenda Paraguaçu, de Augustinópolis (TO).

“Juntamente com a minha irmã Thaize Enéias, temos a honra de dar continuidade ao legado do nosso amado pai, Benedito Enéias, no agronegócio tocantinense. Ficamos imensamente gratas e orgulhosas com os resultados alcançados. Seguiremos empenhadas em aprimorar cada vez mais a qualidade de nossa produção, mantendo a paixão e o amor pela pecuária em nossos corações”, conta Graciele Enéias, vencedora da Medalha de Ouro.

 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

O responsável pela Medalha de Ouro na etapa de fêmeas foi Rômulo do Carmo Ferreira Neto, da Fazenda São Rafael, de Aragominas (TO). O campeonato valoriza características como conformação, precocidade, habilidade materna, capacidade de ganho de peso e qualidade da carne, reconhecendo os criadores que se destacam nesses aspectos.

“Foi uma surpresa muito agradável ganhar esse prêmio, pois vejo como o resultado de 10 anos de trabalho árduo. Essa conquista serve como estímulo para continuar enfrentando os desafios em um momento difícil para a pecuária brasileira. Estou motivado a seguir em frente e buscar constantemente a excelência em minha atividade pecuária”, relata Rômulo do Carmo, premiado Ouro na etapa de fêmeas.

 

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·               18/07 – Friboi de Pontes e Lacerda (MT)

·               25/07 – Friboi de Porto Velho (RO)

·               01/08 – Friboi de Rio Branco (AC)

·               03/08 – Friboi de São Miguel do Guaporé (RO)

·               08/08 – Friboi de Água Boa (MT)

·               10/08 – Friboi de Andradina (SP)

·               15/08 – Friboi de Confresa (MT)

·               17/08 – Friboi de Colíder (MT)

·               24/08 – Frisa de Colatina (ES)

·               30/08 – Minerva Foods de Belén (PY)

·               05/09 – Friboi de Anastácio (MS)

·               06/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)

·               12/09 – Friboi de Pimenta Bueno (RO)

·               14/09 – Friboi de Lins (SP)

·               19/09 – Friboi de Vilhena (RO)

·               21/09 – Friboi de Iturama (MG)

·               26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)

·               28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)

·               03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)

·               06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)

·               10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)

·               17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)

·               19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)

·               23/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)

·               25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)

·               31/10 – Friboi de Araputanga (MT)

·               01/11 – Friboi de Naviraí (MS)

·               09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)

·               14/11 – Friboi de Redenção (PA)

·               16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)

·               17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)

·               21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)

·               23/11 – Friboi de Marabá (PA)

·               28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)

·               30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

 

Por Graziele Oliveira

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos