Divulgação
Com foco no cliente, empresas investem em experiência e suporte

Com foco no cliente, empresas investem em experiência e suporte

Pesquisa aponta que consumidores estão dispostos a gastar 70% a mais em locais que têm o atendimento como diferencial


Com a proposta de proporcionar um atendimento imersivo e personalizado, as empresas estão cada vez mais investindo na experiência do cliente. Essa informação faz parte da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Zendesk, que revela que os consumidores estão dispostos a gastar 70% a mais em estabelecimentos que possuem o atendimento como um diferencial. No mesmo caminho dessa tendência, 81% dos empresários afirmam que estão dispostos a investir em uma experiência imersiva e em suporte ao cliente.

Socorro Blanc é administradora e mestre em Gestão de Empresas. Ela trabalha há 12 anos com treinamento e capacitação profissional e explica que parte de um bom atendimento requer conhecimento do público, o que facilita a criação de uma possível conexão entre cliente e empresa.

“Primeiramente, é importante que a empresa conheça o perfil do seu público-alvo e desenvolva estratégias de marketing que sejam atrativas para eles. Dessa forma, o processo de criação de laços entre cliente e empresa envolve a compreensão das necessidades dos clientes, investimento no relacionamento e resolução de problemas de maneira ágil e eficaz. O foco é a criação de um ambiente de confiança e fidelidade por parte dos clientes, por meio de ações que demonstrem o valor que a empresa dá a eles”, destaca a profissional.

Socorro, que também é professora na Estácio, diz que um atendimento humanizado e focado nas necessidades e desejos do cliente é fundamental para a fidelização e fortalecimento dos laços. “O atendimento humanizado visa à oferta de um serviço com empatia, respeito, cordialidade e sensibilidade às necessidades do cliente, processo pelo qual ele é visto como indivíduo único, valorizando seus sentimentos, expectativas e experiências. Além de buscar estabelecer uma conexão genuína entre o atendente e o cliente, tornando-o mais satisfatório e personalizado”, diz.

Para a profissional, quando o cliente é bem atendido, ele se sente mais à vontade para voltar a comprar na empresa. “O bom atendimento demonstra preocupação com as vontades e com os problemas de seus clientes. Essa prática não deve acontecer somente no momento da compra, mas também na pré-venda e no pós-venda, pois os clientes estão cada vez mais exigentes”, destaca.

A profissional finaliza dizendo que essa conexão entre empresa e cliente não se encerra com a venda do produto ou serviço. “O suporte ao cliente é essencial para o sucesso e a satisfação tanto do consumidor quanto da empresa. Ele proporciona uma melhor experiência de compra, promove a fidelização, gera uma boa reputação para a companhia e possibilita a identificação de oportunidades de melhoria. Esta é uma oportunidade para identificar possíveis falhas ou possibilidades de melhoria em produtos ou serviços. Ao receber o feedback dos clientes, a empresa pode realizar ajustes ou correções necessárias, o que contribui para o aprimoramento contínuo e a oferta de um produto ou serviço de qualidade”, completa.

 

Por Ewerton França

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos