Pós-graduação gratuita em estatística: inscreva-se no programa oferecido pela USP e pela UFSCar

Pós-graduação gratuita em estatística: inscreva-se no programa oferecido pela USP e pela UFSCar

Realizado em parceria pelas duas instituições, programa completou 10 anos de existência e recebe inscrições para mestrado, doutorado e doutorado direto até dia 2 de junho


Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de ingresso no mestrado, no doutorado e no doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São disponibilizadas 10 vagas para mestrado e 10 para doutorado direto, oportunidades que são destinadas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa. Há, ainda, 15 vagas disponíveis para doutorado, voltadas a candidatos que já possuem o título de mestre.

As inscrições podem ser realizadas até dia 2 de junho acessando o site do Programa: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso (clique em “alunos regulares”). No site, é possível acessar os editais dos três processos seletivos, em que estão detalhados todos os documentos necessários para realizar a inscrição no sistema online, bem como os critérios de avaliação e demais informações.

Há oportunidades de bolsas de estudo tanto para mestrado quanto para doutorado e doutorado direto, e os estudantes também podem pleitear bolsas junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Uma década – Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.

 

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação ICMC-USP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos