PF
Força Tarefa do Amapá desarticula quadrilha de extorsão praticada por internos do IAPEN

Força Tarefa do Amapá desarticula quadrilha de extorsão praticada por internos do IAPEN

Ação integrada resulta na prisão de envolvidos e desmantelamento de esquema criminoso dentro do sistema penitenciário.


A Operação Illusio, realizada nesta sexta-feira (19/05) pela Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá, teve como objetivo investigar e combater a prática de extorsão por parte de internos do IAPEN. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Jardim Felicidade e Congós, além de um no IAPEN, especificamente no Pavilhão F1, em Macapá.

Essa ação é um desdobramento de uma Operação integrada realizada pela FTSP, que faz parte do planejamento estratégico para desarticular e combater o crime organizado. A operação ocorreu durante uma revista no IAPEN em 03/06/2022.

A Força Tarefa identificou um grupo em um aplicativo de mensagens que tinha como objetivo cometer o crime de extorsão. Os membros desse grupo se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes. A prática criminosa funcionava da seguinte maneira:

1 - Um dos usuários do grupo criava um perfil falso em uma rede social, geralmente o Facebook.

2 - Esse perfil falso supostamente pertencia a uma adolescente ou mulher, que entrava em contato com uma pessoa-alvo (potencial vítima) previamente identificada, iniciando um diálogo com ela.

3 - À medida que as conversas progrediam e envolviam a vítima, os criminosos, se passando pela pessoa do perfil falso, enviavam mensagens e fotos de natureza sexual

4 - Em seguida, entravam em contato com a vítima, fazendo-se passar por policiais civis, e exigiam depósitos e transferências bancárias, sob ameaças.

Foi constatado que o mesmo aparelho celular era compartilhado entre vários presos do mesmo pavilhão, os quais usavam nomes falsos para entrar em contato com as vítimas.

Os investigados poderão ser acusados de extorsão e associação criminosa. Se condenados, estarão sujeitos a uma pena de até 13 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), IAPEN e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Além disso, a operação de hoje contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual.


Veja fotos

PF




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos