Foto: Divulgação
Cuidados adequados podem evitar aposentadoria precoce de cavalos atletas por doença articular degenerativa

Cuidados adequados podem evitar aposentadoria precoce de cavalos atletas por doença articular degenerativa



Graças à evolução da ciência e da medicina veterinária, cavalos atletas conseguem ter uma carreira mais longa, com saúde e bem-estar. "Em alguns casos, porém, o esforço físico pode causar problemas – como a osteoartrite ou doença articular degenerativa.  As lesões articulares são responsáveis por cerca de 60% dos casos de claudicação em equinos e podem contribuir para a aposentadoria precoce dos cavalos atletas, especialmente quando se trata de osteoartrite", explica o médico-veterinário Kauê Ribeiro da Silva, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil. 

"O processo inflamatório relacionado à doença articular degenerativa pode surgir por diferentes fatores, como tipo de solo no qual o animal se movimenta, quantidade de carboidrato solúvel em sua dieta, desvios de aprumos, além dos exercícios realizados pelos animais", esclarece o especialista. "A inflamação atinge diretamente a articulação, sendo a deterioração progressiva do osso subcondral e da cartilagem as principais consequências do quadro, prejudicando o cavalo." 

Em um cavalo saudável, sem osteoartrite, os componentes articulares são degradados e formados diariamente. Porém, fatores como o excesso de carga sobre as articulações durante os treinos mais intensos ou o avanço da idade fazem com que ocorra um desequilíbrio: a formação desses componentes não consegue compensar sua degradação. Assim, a função dessa estrutura é prejudicada e inicia-se um quadro de degeneração articular. Ribeiro aconselha os criadores a ficar atentos aos sinais de problema: queda de performance, mudança de comportamento, dor e claudicação. 

"A prevenção é uma aliada para evitar casos de osteoartrite, considerando sempre os aspectos de criação e do manejo de forma integrada. Alguns exemplos são descanso e intensidade adequada nos treinos, alimentação planejada de acordo com as demandas nutricionais de cada fase da vida, acompanhamento de um médico-veterinário especializado em fisioterapia e, não menos importante, o uso de medicamentos condroprotetores. O Condroton® Plus é uma excelente opção por sua composição que contem Sulfato de Condroitina, um glicosaminoglicano, e o Sulfato de Glucosamina, que auxiliam na reposição da matriz extracelular cartilagínea, preservando a estrutura articular e melhorando a condição e vida atlética do animal", salienta o médico-veterinário da Vetnil. 

Também está presente na fórmula do Condroton® Plus o Metilsulfonilmetano (MSM), um composto anti-inflamatório e antioxidante que tem efeito na redução de dor periférica (no caso de animais que já têm algum grau de lesão) e na inibição da degeneração articular. "Assim, a utilização do Condroton® Plus contribui de forma importante para prevenir o surgimento e o avanço da osteoartrite e de outras doenças articulares. Isso é essencial para o bem-estar e a saúde dos animais ", finaliza o Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil. 

 

Sobre a Vetnil 

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria. 

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos