Foto: Israel Cardoso Jr./GEA
Procon-AP e Secretaria de Bem-Estar Animal promovem ação educativa em clínicas veterinárias e pet shops

Procon-AP e Bem-Estar Animal promovem ação educativa em clínicas veterinárias e pet shops



O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) e a Secretaria de Bem-Estar Animal iniciaram nesta terça-feira, 18, uma ação educativa em clínicas veterinárias e pet shops de Macapá e Santana. A ação encerra na quarta-feira, 19, e tem como objetivo vistoriar cerca de 21 estabelecimentos sobre as normas e procedimentos adotados para garantir a segurança dos animais e a qualidade do atendimento oferecido aos consumidores.

 

Abril Laranja: campanha de conscientização contra a crueldade animal

A secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, destaca que a campanha Abril Laranja dedica o mês à conscientização contra a crueldade animal, uma oportunidade de envolver a sociedade em ações pela defesa e proteção dos bichos. "Conscientizar os tutores de pets é essencial. Essa atividade em parceria com o Procon vem nesse sentido de não apenas fiscalizar, mas prevenir e educar", pontua a secretária.

 

Orientação sobre o Código de Defesa do Consumidor

Os fiscais do Procon também orientaram as empresas sobre partes do Código de Defesa do Consumidor que tratam sobre a comercialização e armazenamento de produtos para pets, higiene dos estabelecimentos, formas de pagamento e prazos de validade dos produtos utilizados nos animais e comercializados.

 

Foco na segurança dos animais

"A nossa intenção neste primeiro momento é orientar os tutores e funcionários desses estabelecimentos sobre as normas e procedimentos que precisam ser adotados para garantir tanto o bom atendimento do local quanto a segurança dos animais. Ao mesmo tempo em que estamos anotando todos os pontos a serem reparados, para que em uma próxima vistoria possamos fiscalizar o cumprimento dessas ações", explica a chefe de fiscalização do Procon, Lana Cristina.

 

Ações educativas: prevenção e conscientização

A iniciativa do Procon-AP em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Animal tem como objetivo prevenir problemas e conscientizar os tutores de pets sobre a importância de escolher estabelecimentos que ofereçam segurança e qualidade no atendimento. Além disso, a ação educativa visa garantir que as empresas estejam de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos para a comercialização e armazenamento de produtos para animais.

 

Fiscalização contínua

Com a anotação de todos os pontos a serem reparados, o Procon-AP planeja realizar futuras vistorias para garantir o cumprimento das normas e procedimentos de segurança para os animais e qualidade no atendimento aos consumidores.

 

Importância da proteção aos animais

A iniciativa do Procon-AP e da Secretaria de Bem-Estar Animal demonstra a importância da proteção e defesa dos animais, garantindo que eles recebam atendimento de qualidade e sejam tratados com respeito e dignidade. Além disso, a conscientização dos tutores de pets sobre a importância de escolher estabelecimentos que cumpram as normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes.

Espera-se que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes em todo o país, a fim de que os animais recebam o tratamento que merecem e que as empresas sejam incentivadas a seguir as normas e procedimentos estabelecidos para garantir a segurança e a qualidade de vida dos bichos de estimação.

 

Com informações de Karla Marques/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos