Foto: Alap/Divulgação
Audiência pública em Oiapoque discute exploração de petróleo e gás na costa do Amapá

Audiência pública em Oiapoque discute exploração de petróleo e gás na costa do Amapá

Evento foi realizado pela Alap e teve a participação de representantes da sociedade civil, organizações sociais, governo e parlamentares. Objetivo foi esclarecer dúvidas da população sobre a atividade petrolífera.


Na cidade de Oiapoque, no Amapá, foi realizada uma audiência pública para debater a exploração de petróleo e gás na costa do estado. O encontro ocorreu com o objetivo de reunir informações e opiniões da população local e de especialistas sobre o tema, buscando promover um debate amplo e transparente sobre os possíveis impactos e benefícios dessa atividade.

A audiência pública contou com a presença de autoridades governamentais, representantes de empresas do setor energético, membros da sociedade civil e especialistas em meio ambiente. Durante o evento, foram apresentados estudos e relatórios que abordaram os aspectos técnicos, econômicos e ambientais relacionados à exploração de petróleo e gás na região costeira do Amapá.

Dentre as questões discutidas, destacaram-se os possíveis impactos ambientais, como a contaminação da água e do solo, a ameaça à biodiversidade marinha e terrestre, além dos riscos de vazamentos e acidentes. Por outro lado, também foram levantados os aspectos econômicos, como a geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da arrecadação de impostos e o desenvolvimento da indústria local.

A audiência pública proporcionou um espaço para que a população expressasse suas opiniões e preocupações. Várias vozes se manifestaram, ressaltando a importância da preservação ambiental e dos cuidados necessários na atividade de exploração de petróleo e gás. Além disso, foram discutidas alternativas sustentáveis de desenvolvimento, como o investimento em energias renováveis.

Após a audiência pública, as informações e contribuições coletadas serão analisadas pelas autoridades competentes, levando em consideração os interesses da sociedade e os aspectos técnicos e ambientais envolvidos. Decisões futuras serão tomadas levando em conta essas análises e buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

A realização dessa audiência pública demonstra a importância da participação da comunidade e a busca por um diálogo aberto e transparente em questões que afetam o futuro do estado do Amapá. A discussão sobre a exploração de petróleo e gás na costa do estado envolve uma série de desafios e responsabilidades, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.

 

Fonte: G1-AP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos