Foto: Jorge Junior/GEA
Luau na Samaúma 2024 comemora sucesso no evento de diversidade cultural e empreendedorismo

Luau na Samaúma 2024 comemora sucesso no evento de diversidade cultural e empreendedorismo

Evento contou com exposição de artesanato e literatura, shows musicais e diversas programações culturais


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) apoiaram a iniciativa do Ministério Público do Amapá (MP-AP), e celebraram o sucesso da 5ª temporada do Luau na Samaúma 2024. Com Tema ‘É sobre ser diferente. É sobre ser você’, o evento teve como objetivo promover um momento de lazer e valorização da cultura amapaense, fomentar o empreendedorismo regional e a gerar emprego e renda no estado. O Luau ocorreu na Praça da Samaúma, localizada na Rua do Araxá, 118 - Macapá – AP, na última sexta (18), das 17h às 23h.

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, relatou que o evento foi um sucesso e que a expectativa é que seja cada vez maior. “O Sebrae está aqui com seu projeto de economia criativa, projeto de gastronomia, com os artesãos, com arte indígena, trazendo toda essa diversidade para a Praça da Samaúma, para mostrar à sociedade, para movimentar essa pequena economia, nesse evento que se tornou um movimento dentro do calendário cultural e festivo do Amapá”, destacou a superintendente, Alcilene Cavalcante.

 

Sebrae

O Sebrae no Amapá coordenou a praça de alimentação do evento, com opções gastronômicas para todos os públicos, entre eles, hamburguerias, comidas típicas, docerias e bares. Ao redor da samaúma, foram instalados estandes para os expositores de economia criativa e artesanato. Ao todo, foram 20 artesãos e empreendedores amapaenses comercializando peças e coleções produzidas com diferentes técnicas e matérias-primas.

A artesã Flávia Luz, dona do Ateliê Flá Luz Criações, falou sobre a sua experiência no Luau. “Estou muito feliz com mais essa oportunidade de estar participando deste grande evento que é o Luau na Samaúma, e as minhas expectativas de vendas são as melhores possíveis”, revelou a artesã Flávia Luz.

A artesã da etnia Galibi-marworno, Inandaiara Silva, mencionou a importância de as etnias indígenas estarem presentes em eventos culturais como o Luau na Samaúma. “É a primeira vez que eu estou participando do Luau, e é um prazer mostrar os nossos artesanatos indígenas, o nosso jeito de ser, nossa cultura, nossas joias, e está sendo muito importante para nós”, declarou a artesã Inandaiara Silva.

Para o público infantil, o Sebrae no Amapá realizou Oficinas de Mini chefes para crianças de 5 a 12 anos, com foco na produção e montagem de casquinha de biscoito recheada com chocolate e frutas.

 

MP

O Procurador-Geral do MP, Paulo Celso Ramos, falou sobre a dedicação que foi feita para a elaboração da festividade. “Isso não é mais um evento, mas sim um movimento diverso que inclui cultura, gastronomia, religião e o empreendedorismo. O Luau da Samaúma foi pensado com carinho pelo Ministério Público, e foi totalmente apoiado pelo Governo do Estado e o Sebrae, que acreditam em políticas públicas para o bem-estar da população", destacou o procurador-geral, Paulo Celso Ramos.

 

GEA

A secretária de cultura do estado do Amapá, Clícia Di Miceli, destacou a importância que a festividade traz para a cultura e lazer da população amapaense. “O Governo do Estado do Amapá incentiva e estimula todas as iniciativas culturais, então estar e parceria com o Ministério Público ao lado do Sebrae, é incentivar a arte, a cultura, e fornecer para a população o acesso a tudo isso de forma gratuita”, finalizou a secretária Clícia Di Miceli.

 

Programação

A programação iniciou com atrações para as crianças, que se divertiram com as estórias contadas por Lu de Oliveira, o espetáculo infantil Mestre Automobili, do Grupo Artes Piracuí, o cortejo artístico da companhia de teatro Marco Zero e a Oficina Mini-Chefs.

Os shows musicais iniciaram com a banda do Corpo de Bombeiro Militar, seguido do artista mirim Willian Rocha, que envolveu todos com o repertório sertanejo. O público alternativo lotou a frente do palco para dançar carimbó com os Pinducos, e marabaixo, apresentado pelo Grupo Cultural de Torrão do Matapi. Os sambistas Marcelinho do Cavaco, Júnior Madureira, Cafú Rota Samba, Vitinho Oliveira e Cleide Queiroz, encerraram a noite com muito samba e pagode.

 

Edições

A 1ª Edição de 2024 ocorreu com tema " É sobre ser diferente. É sobre ser você ", dando destaque as diferenças que tornam cada ser humano único e especial.

A 2ª edição está confirmada para o dia 29 de novembro, para dar um boas-vindas ao mês de dezembro.

 

Por Fernanda Oliveira
Colaboração: Ana Yared

Fonte: GEA / Rede Amazônica / MP-AP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos