Em celebração da literatura e música, Lenine abre a edição 2024 da Folia Literária do Governo do Amapá
Cantor recifense inicia a edição 2024 do maior evento literário do estado, que reúne escritores, poetas, compositores e músicos do Brasil e do exterior.
Com os sucessos “Aquilo Que Dá No Coração”, “Leve e Suave” e “Todas Elas Juntas Num Só Ser”, o cantor e compositor de MPB recifense Lenine, consagrado mundialmente, irá abrir a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, em 7 de novembro.
O evento, realizado no Parque do Forte, em Macapá, permitirá a difusão das obras de escritores e músicos locais, de outros estados e países até o dia 10 de novembro. A programação contará, ainda, com rodas de marabaixo, apresentações de músicos regionais como o amapaense João Amorim, Nilson Chaves e do cantor surinamense Neïman.
Compositor paraense Nilson Chaves - Foto: Aog Rocha/GEA
Com o lançamento de seus álbuns, Lenine ganhou reconhecimento no cenário cultural, se destacando por sua habilidade musical diversificada, misturando influências que vão desde o rock e pop até ritmos regionais brasileiros, como o maracatu, o frevo e o samba. Suas músicas, que exalam sensibilidade poética e mensagens impactantes, como “Paciência” e “O Silêncio das Estrelas”, promete embalar os participantes da Folia.
Nascido em Recife, Pernambuco, Lenine tem 65 anos. Começou sua carreira musical na década de 1980 como integrante da banda “O Matuto“, mas foi na década seguinte que ganhou destaque como artista solo, com o álbum de estreia, “O Dia Em Que Faremos Contato” (1997). A temática das letras aborda questões sociais, políticas e culturais, refletindo profunda conexão com a realidade do Brasil.
Cantor amapaense João Amorim - Foto: Aog Rocha/GEA
O público também poderá prestigiar as apresentações nacionais dos cantores, escritores e compositores, Eliakin Rufino, de Roraima, o gaúcho Vitor Ramil e o carioca Thiago Amud. A programação também contará com apresentações do cantor paulistano Celso Viáfora e do intérprete Vital Lima.
O evento também terá rodas de marabaixo, cortejos culturais, contações de histórias e recitais poéticos. A rainha da música da Amazônia, Oneide Bastos, brindará a plateia com sua apresentação musical. A Roda de Bandaia ficará por conta do compositor amapaense João Amorim e show musical com a santanense Chico Caetano.
Oneide Bastos - Foto: Divulgação
Folia Literária Internacional 2024
Para incentivar e fortalecer a história da atividade cultural da literatura, música e artesanato, o Governo do Estado promove, de 7 a 10 de novembro, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores e músicos novos e renomados e formar novos leitores.
Por Ana Anspach