Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA
Nova atração à beira do rio Amazonas: Trapiche do Santa Inês é inaugurado

Nova atração à beira do rio Amazonas: Trapiche do Santa Inês é inaugurado

Obra do Trapiche do Santa Inês, que iniciou há mais de 14 anos, foi retomada pelo Governo do Estado há 4 meses e entregue à população nesta terça-feira, 22.


Na terça-feira, 22, a orla de Macapá testemunhou a inauguração do Trapiche do Santa Inês, o maior ponto de contemplação do majestoso Rio Amazonas. Após mais de 14 anos desde o início da sua construção, o Trapiche foi revitalizado pelo Governo do Amapá e finalizado em apenas 4 meses, transformando-se em uma atração turística e esportiva.

A entrega desse novo cartão postal da capital foi conduzida pelo governador Clécio Luís e pelo vice-governador Teles Júnior, como parte de um evento que celebrou a cultura, o esporte e o turismo amapaense. O trapiche, que se estende por quase um quilômetro, foi recebido com entusiasmo pela população, que agora dispõe de um novo espaço de lazer.

"A construção estava parada por mais de 14 anos. Decidimos intervir, investimos 1 milhão de reais para trazer funcionalidade a este trapiche. Sem dúvida, é uma obra que embeleza e alegra Macapá. Queremos também revitalizar o outro trapiche, para que a cidade tenha esses espaços belos e acolhedores, convidando as pessoas a contemplarem o maior rio do mundo", destacou o governador.

Abrangendo cerca de 8 mil metros quadrados, o espaço recebeu um deck acessível, área verde com paisagismo, fonte, iluminação em LED, uma identidade visual criada por artistas locais e um letreiro com o nome "Amapá" para que tanto a população quanto os turistas possam eternizar sua visita ao trapiche.

O local também foi projetado para atender às necessidades de pedestres e ciclistas, com faixas de alto e baixo fluxo, além de contar com pergolados e um bosque com um trapiche em madeira para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao rio.

A revitalização do trapiche trouxe uma rápida intervenção que alterou a paisagem da cidade, proporcionando um novo contato com o Rio Amazonas. Residentes da região, como as irmãs Goreth Dias, de 65 anos, e Miriam Dias, de 69 anos, já exploraram a área.

"Sentimos que estamos sendo valorizados como comunidade, pois este era um espaço abandonado. Agora temos um ponto turístico que irá desenvolver nosso bairro e cidade, exibindo as belezas do nosso estado. Essa entrega também trará renda e momentos de lazer para todos nós", disse Goreth.

A inauguração do trapiche incluiu exposições de artistas locais, demonstrações de kitesurfe, roda de capoeira, break dance, feira de artesanato e apresentações culturais, que foram desde o marabaixo até o brega.

O Trapiche do Santa Inês foi projetado para integrar-se completamente à natureza e ser um ponto de encontro para famílias e amigos. Além disso, também atrairá praticantes de esportes como kitesurf, stand up paddle, ciclismo e corrida, proporcionando um compromisso do governo com o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

Após mais de uma década de paralisação da construção, o Governo do Amapá destinou recursos do Tesouro Estadual para retomar o projeto em abril, completando o equipamento público em apenas 4 meses. A execução da obra ficou a cargo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

Os serviços realizados no local incluíram a remoção de entulhos e estruturas danificadas pelo tempo, limpeza geral, demolição de estruturas em alvenaria que não poderiam ser reaproveitadas, pintura adequada para áreas de madeira, piso, alvenaria e metal, além de paisagismo e outras ações.

A iluminação em LED, a acessibilidade, o estacionamento e um trapiche auxiliar de madeira foram adicionados, permitindo que as pessoas possam acessar o rio. Os pergolados, bancos e muretas de segurança das escadas laterais foram submetidos a intervenções artísticas pela dupla local "Mokampis".

Antes mesmo de sua inauguração, o trapiche já estava sendo utilizado irregularmente para embarque e desembarque de passageiros de transportes fluviais. O governo planeja dialogar com a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) para regularizar essa atividade.

 

Com informações/ Fabiana Figueiredo


Veja fotos

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA

Foto: Israel Cardoso, Jorge Júnior e Albenir Sousa/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos