Foto: Divulgação/Prefeitura de Laranjal do Jari
Governo do Amapá coleta informações para identificar potenciais turísticos de Laranjal do Jari

Governo do Amapá coleta informações para identificar potenciais turísticos de Laranjal do Jari

Objetivo é desenvolver o inventário turístico do município, conhecido pelas belezas naturais.


O Governo do Amapá realizou o levantamento de informações sobre os potenciais turísticos do município de Laranjal do Jari, no sul do estado. A partir da coleta dos dados, a meta é produzir um inventário que servirá como uma base de dados para impulsionar as políticas voltadas ao setor turístico. 

Laranjal do Jari tem um grande potencial de turismo de base comunitária, com foco para rotas de aventura e de pesca, permitindo aos visitantes a realização de trilhas na mata enquanto apreciam as belas paisagens naturais do município. Outro destaque é a Cachoeira de Santo Antônio, um cartão postal símbolo da região, além de diversos igarapés com água cristalina. 

Para o inventário de Laranjal do Jari, as equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) coletam dados sobre o setor hoteleiro, rede gastronômica, belezas naturais e atrações culturais. Essas informações ajudarão os turistas a terem uma melhor experiência durante visita à região, além disso, o trabalho também ajuda os empreendedores envolvidos com turismo a terem seu negócio melhor exposto.  

A próxima parada da equipe de pesquisas da Setur é o município de Itaubal, que terá seus dados turísticos levantados a partir desta segunda-feira, 23. 

 

Guias turísticos 

Desde maio de 2023, a Setur já iniciou a produção dos inventários turísticos dos municípios de Mazagão, Cutias, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Pedra Branca e Vitória do Jari.

Uma das ações desenvolvidas a partir da coleta de dados é a produção de guias turísticos, que auxiliarão os visitantes no acesso a informações úteis durante a estadia na região.

Já estão finalizados os materiais sobre os municípios de Cutias, Ferreira Gomes, Mazagão e Porto Grande, disponíveis virtualmente no Instagram da Setur e fisicamente nos próprios municípios, distribuídos pelas secretarias de turismo locais.

“A partir de todas as informações coletadas nos levantamentos, o Governo do Estado poderá apoiar a promoção do turismo não só na capital, mas em todos os municípios”, pontuou a secretária de Turismo, Anne Monte.

A ação faz parte do Plano de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, que além do inventário, também conta com a realização do Cadastro dos Agentes Turísticos, que identifica, regulamenta e regulariza empreendimentos com atividades do setor nos municípios. Também há um esforço de incluir os municípios no Mapa Nacional do Turismo, que é um trabalho feito em conjunto com as secretarias municipais. 

 

Por: Luan Rodrigues




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos