Foto: Arquivo/GEA
Ministério da Saúde amplia público-alvo para vacinação contra a Covid-19

Ministério da Saúde amplia público-alvo para vacinação contra a Covid-19

População acima de 18 anos pode se imunizar com a vacina bivalente a partir desta terça-feira


O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo para a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, permitindo a imunização da população acima de 18 anos a partir desta terça-feira, 25. A recomendação tem como objetivo reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá informou que possui um estoque de 54.720 doses da vacina para atender os municípios, caso necessitem para disponibilizar o imunizante nos postos de saúde. As vacinas serão distribuídas de acordo com a solicitação dos municípios e a critério de cada um para organizar as datas de vacinação.

A bivalente para a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19 começou a ser distribuída em fevereiro, sendo que o Amapá recebeu 63.246 doses do Ministério da Saúde. Até o dia 14 de abril, as cidades de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque já haviam vacinado uma parcela da população acima de 60 anos.

A coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, ressaltou a importância de manter a vacinação em dia com as doses atualizadas contra o coronavírus para uma proteção mais efetiva contra as formas mais graves da doença.

 

Vacinas bivalentes oferecem proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes

Desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações, e as novas vacinas bivalentes foram criadas para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes, que atualmente dominam o mundo e são bem diferentes do vírus original.

As vacinas bivalentes foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a população de 12 a 17 anos se fizerem parte dos grupos prioritários, como ribeirinhos e imunocomprometidos, e para a população geral a partir de 18 anos. Elas são indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de 4 meses após o esquema primário ou pelo menos 2 doses da vacina monovalente.

 

Com informações de Mônica Silva/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos