Reprodução/GEA
Governo Federal abre leitos e envia oxigênio para o Amapá. Ministério da Saúde apoia estado com diagnóstico de crianças

Governo Federal abre leitos e envia oxigênio para o Amapá. Ministério da Saúde apoia estado com diagnóstico de crianças

Das 188 amostras coletadas e enviadas para análise, 96 foram positivas para o vírus sincicial respiratório


Desde a última terça-feira (16), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, presta assistência ao Amapá, em razão da emergência em saúde pública pelo aumento de casos e internações por Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. A pasta enviou técnicos para Macapá, capital do estado, com o objetivo de ampliar a atuação do Centro de Operações de Emergência (COE) local. Também foram enviados medicamentos e insumos para exames laboratoriais. Das 188 amostras coletadas no Amapá e enviadas para análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), 96 foram positivas para o vírus sincicial respiratório.

Também foram abertos 20 novos leitos de enfermaria e 10 leitos pediátricos de UTI, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação. Na segunda-feira (22), a primeira equipe de profissionais, vindos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), chegou a Macapá para auxiliar na abertura dos novos leitos. Para suprir essa abertura, a Marinha entregou, nesta terça (23), 32.695 metros cúbicos de oxigênio.

A imunização contra a gripe e a Covid-19 está sendo intensificada no estado, especialmente em áreas de difícil acesso, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças estejam com a carteira de vacinação atualizada para evitar novas internações e a consequente sobrecarga do sistema de saúde.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos