Divulgação
Instituto CEJAM transforma a vida de jovens através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos

Instituto CEJAM transforma a vida de jovens através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos

Programa tem como objetivo auxiliar o público a atingir oportunidades no mercado de trabalho


Quando se trata do mercado de trabalho no Brasil, sabemos que a falta de cursos de qualificação profissional pode dificultar as oportunidades para jovens. Pensando nisso, o Instituto CEJAM, braço socioambiental do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", criou, em julho de 2022, o CEJAM Conecta, com o objetivo de contribuir para a educação e capacitação deste público.

Com duas frentes de atuação, o programa, que inclui cursos, palestras, workshops, oficinas e voluntariado, já vem colhendo seus primeiros frutos. Em menos de um ano, são mais de 8 mil vidas impactadas em São Paulo. Uma delas é a de Mayara Santos Oliveira, 24, moradora da Cidade Ipava, no extremo Sul de São Paulo.

“No começo, fiquei receosa porque é difícil encontrar oportunidades como essa, que não requerem nenhum valor. Fiz meu cadastro no site e logo recebi uma ligação confirmando minha vaga. Escolhi dois cursos que se encaixavam com o meu perfil, marketing digital e cuidador de crianças. No final dos módulos, tive a formatura e recebi meus certificados”, detalha.

O CEJAM Conecta visa capacitar jovens para o trabalho e auxiliar na descoberta e desenvolvimento de habilidades. O público principal da ação são pessoas de 14 a 26 anos que residem nas comunidades próximas às unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM.

“A cada quadrimestre, um novo polo central é implantado em uma nova região de São Paulo. Atualmente, temos três polos ativos na zona sul, nas regiões de Jardim Ângela e Capão Redondo”, afirma Anderson Martins, gestor do programa.

A jovem Mayara, agora ex-aluna, confessa que ter tido a oportunidade de se desenvolver gratuitamente facilitou a busca por vagas profissionais. “Por ter o diploma dos cursos em meu currículo, já recebi várias propostas”, conta.

Além dos aprimoramentos com foco no mercado, os direcionamentos oferecidos pelo CEJAM Conecta também têm sido uma forma de ajudar pessoas a atingirem seu desenvolvimento pessoal para melhorar seu entorno.

Mariana Balbino, 35, também moradora do bairro Cidade Ipava, escolheu fazer o curso de cuidador de idosos justamente para ajudar seu pai, um senhor de 79 anos, diabético e com diagnóstico de demência.

“Essa escolha mudou tudo. Aprendi muito e até minha visão sobre as pessoas idosas mudou. Fiz o curso durante 4 meses e, a partir dele, consegui entender mais sobre o que estava acontecendo com meu pai. Hoje, consigo respeitar o processo de envelhecimento dele e oferecer os melhores cuidados”, destaca.

Devido ao êxito, o Instituto CEJAM trabalha na expansão do programa para outros territórios de atuação. “Para este ano, queremos ampliar o impacto do programa, aprimorando a qualidade das atividades ofertadas. Já temos prevista a ampliação para São Roque e para o bairro da Liberdade e a previsão de 50 novos voluntários para atuarem em ações exclusivas”, relata Marceli Fradeschi, gerente de responsabilidade socioambiental do Instituto CEJAM

O objetivo principal do programa é transformar a vida de jovens de São Paulo por meio da educação. "Acreditamos que a educação não transforma apenas o mundo, ela também muda as pessoas, e são essas pessoas que transformam o mundo. A educação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal, permitindo aprimorar a autoestima e autoconfiança, além de promover uma visão mais crítica e reflexiva", finaliza a gerente.

 

Como se inscrever?

Os jovens interessados em realizar os cursos de capacitação profissional gratuitos oferecidos pelo Instituto CEJAM, podem acompanhar as vagas disponíveis das diferentes formações por meio do site https://conecta.cejam.org.br/.
 

Sobre o Instituto CEJAM

O Instituto CEJAM é uma organização sem fins lucrativos criada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" em fevereiro de 2010 para desenvolver, coordenar e orientar programas, projetos e campanhas socioambientais nos municípios de atuação da Instituição.     

Alinhadas aos ODS da ONU, as ações do Instituto fortalecem a visão, missão e valores do CEJAM.


Sobre o CEJAM   

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição: cejam.org.br/noticias.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos