Imagem de pressfoto no Freepik
Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros

Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros

Programa oferece 5.970 vagas em diversas regiões do Brasil, com benefícios e oportunidades de qualificação. 67 são destinadas ao Amapá.


As inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou um edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil. Dentre essas vagas, 67 estão destinadas ao Amapá, abrangendo 14 municípios do estado. No total, a região Norte contará com 1.471 vagas.

O programa tem como objetivo garantir o atendimento médico, principalmente nas regiões com deficiência de assistência, oferecendo aos profissionais a oportunidade de qualificação, aperfeiçoamento e benefícios para atuarem em áreas mais vulneráveis.

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil, que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que possuam o Registro do Ministério da Saúde (RMS), para preencher as vagas não ocupadas por médicos registrados no país. As inscrições estarão abertas até o dia 31 de maio, e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho.

Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde, ressalta que as novidades incorporadas pelo programa visam atrair e valorizar os profissionais participantes, garantindo o cuidado da população e das comunidades. O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas e proporciona aos médicos a chance de formação em Medicina de Família e Comunidade. O objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas disponíveis, para o qual foram pensadas diversas estratégias de incentivo.

Além da oportunidade de qualificação, todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, e aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, conforme a oferta do edital, receberão um percentual maior.

Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos, e o edital aberto agora tem o propósito de recompor as vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de oferecer 1.000 vagas inéditas para a Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente enfrentam dificuldades para a contratação de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami, que enfrenta uma situação de emergência sanitária.

O Governo Federal tem a expectativa de contar com 28 mil profissionais do Mais Médicos até o final do ano, atendendo em todo o país, especialmente em áreas de extrema pobreza.

 

Fonte: Ministério da Saúde




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos