Freepik
5àsec dá 10 dicas de como cuidar corretamente dos vestidos de festa

5àsec dá 10 dicas de como cuidar corretamente dos vestidos de festa

Sugestões ajudam a prolongar a vida útil das peças, além de manter a cor e a qualidade da fibra do tecido


Em maio, temos o mês das noivas e com ele iniciamos o período de muitas festas e recepções de casamentos que pedem um traje social, influenciando a compra de vestidos que são usados em uma única ocasião ou proporcionando uma oportunidade de usar aquele traje que temos guardado.

Neste caso, é recomendado que haja um tratamento, pois este tipo de peça costuma ficar no guarda-roupa por um longo período e se for armazenada da forma incorreta, pode estar danificada e até mesmo amarelada. Normalmente, os vestidos são fabricados com tecidos delicados, detalhes em renda, bordados, transparência, pedrarias e outros atributos que demandam um cuidado especial.

Diante disso, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, separou 10 dicas de como cuidar e armazenar de forma correta vestidos em geral e outras vestimentas que compõem o look festa, e que precisam de cuidados específicos.

 

1- Como preservar no armário?

Ao armazenar o vestido, evite a claridade da iluminação artificial (lâmpada) se houver luz direta na roupa, pois isso pode descolorir a peça e deixá-la amarela. A cada três meses, recomenda-se tirar o item do guarda-roupa e colocar para tomar sol e arejar. É importante guardar a roupa sempre limpa e em sacos de TNT, nunca em capas de plástico, que podem contribuir com a proliferação de mofo ou causar manchas com o passar do tempo.

 

2- Se manchar, qual ação imediata tomar para evitar danos?

Para evitar danos futuros aos vestidos é importante remover o excesso do produto com um guardanapo ou pano branco, sempre seco e limpo. Não é necessário utilizar produtos caseiros, como o vinagre, por exemplo. Por se tratar de tecidos geralmente mais delicados, o correto é enviar para uma lavanderia especializada e de sua confiança, como a 5àsec que é líder no segmento, para que os profissionais possam fazer o processo de retirada de mancha com as técnicas e produtos adequados.

 

3- Pode passar ou não?

Depende do tipo de tecido de cada vestido, em alguns casos o ferro não pode estar em uma temperatura muito quente, pois pode danificar a peça. É necessário se atentar aos adereços, por isso, é importante verificar a etiqueta, seguindo as orientações com relação à passadoria e temperatura do ferro.

 

4- O que fazer se ele mofar? O que fazer para não amarelar?

É importante armazenar o vestido sempre limpo para evitar o mofo. Se a peça estiver mofada, o ideal é lavar com cuidado e produtos específicos. Os produtos neutros são os mais indicados para lavar as peças, sendo necessário levar em conta o tipo de tecido e as fibras mais delicadas. Vale ressaltar que as lavanderias especializadas, como é o caso da 5àsec, contam com produtos especializados e adequados para cada necessidade, além de equipamentos tecnológicos para limpeza que envolve o processo utilizando água ou a seco.

 

5- O que fazer para tirar manchas?

Caso o vestido esteja manchado, não se deve usar produtos clorados e utilizar o mesmo procedimento dos cuidados de peças mofadas. O ideal é procurar uma lavanderia profissional, assim as chances de ter sucesso são muito maiores. Um dos principais erros é utilizar o vestido e guardá-lo sem efetuar a limpeza após o uso, por achar que está limpo. O suor, por exemplo, é um dos causadores de manchas em diversos tecidos.

 

6- E para tirar cheiros?

Dentro do armário, você pode colocar os capturadores de odor que são vendidos em mercados tradicionais, mas lembre-se, coloque a peça para tomar sol, mas não deixe o dia inteiro em exposição, pois isso pode danificá-la.

 

7- Qual a melhor forma de lavar?

Cada peça precisa ser avaliada por um profissional para verificar como ela deve ser higienizada. Dependendo do tecido e da fibra, existe uma indicação e é importante verificar as especificidades de cada uma delas na etiqueta. Existem diferentes tipos de lavagens: a limpeza com água, que é mais conhecida, e a limpeza a seco. Garanta o melhor tratamento para seu vestido de festa dando preferência à limpeza em lavanderias especializadas.

 

8- Como tirar manchas de suor, de desodorante e antigas?

Depende do tipo do tecido do vestido, se for uma peça feita em seda, não pode ser lavada na água quente, somente com detergente neutro. O aconselhado é nunca guardar a peça suja, sem remover as manchas, pois isso compromete o tecido podendo causar manchas que são mais difíceis de serem retiradas.

 

9- Como evitar que o tecido “apodreça”, resseque e fique mais frágil?

Dentre todos os cuidados citados acima, para que a peça não danifique, colocar no sol de forma periódica auxilia bastante neste processo. Além disso, é imprescindível seguir as orientações de armazenamento e conservação da peça, assim o vestido estará sempre com aspecto de novo. Uma alternativa é investir em serviços de revitalização em lavanderias.

A 5àsec, por exemplo, conta com o Appret, um serviço inovador que revitaliza as cores do tecido, fazendo com que elas permaneçam impecáveis em todas as circunstâncias e mantenham a flexibilidade. Com o cuidado de acabamento, é aplicada uma película fina sobre o vestido que revitaliza as cores, prolongando o efeito da passadoria. O Appret protege o tecido contra manchas e fornece um acabamento brilhante.

 

10- Como limpar e higienizar itens de camurça?

As peças de camurça necessitam de uma atenção especial constante, que também pode variar de acordo com a sua utilização, pois trata-se de um material poroso de superfície veludínea e permeável. O tecido de camurça se for lavado incorretamente pode ocasionar riscos e manchas.

Não tente retirar as manchas mais difíceis em casa, delegue a um profissional qualificado e de sua confiança, pois tentativas de limpeza dessas peças podem causar danos irreversíveis. O aconselhável é que itens de camurça sejam encaminhados, ao menos uma vez ao ano, a uma lavanderia.

Por ser sensível, a camurça não pode ser exposta à luz, seja ela natural ou artificial, pois pode desbotar com maior facilidade. Os sacos plásticos são os grandes vilões das roupas de camurças, o ideal é utilizar capas de TNT porque são vazadas e permitem a entrada de ar e, assim, evitam o aparecimento de mofo.

 

Sobre o Grupo 5àsec: 

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente.

Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. O Grupo é a maior do segmento de lavanderias do Brasil, com mais de 530 pontos de venda em todo o território brasileiro.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos