Governo do Amapá leva experiência imersiva do projeto "Astronomia no Meio do Mundo" para Oiapoque
Simulações buscam ampliar o acesso a conhecimentos científicos para toda população. Atividade faz parte da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O Governo do Amapá vai ofertar para a população de Oiapoque sessões realistas sobre vários temas que envolvem a ciência que estuda os corpos celestes. O projeto “Astronomia no Meio do Mundo” será levado até o município e estará disponível de 30 de outubro a 2 de novembro. A iniciativa é parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e busca popularizar o conhecimento científico entre a população amapaense.
Para proporcionar uma experiência imersiva ao público, a estrutura consiste em uma cúpula inflável com capacidade para até 35 pessoas, além de um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som, ar-condicionado portátil. As exibições das simulações serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).
"Levar conhecimentos científicos para regiões distantes como Oiapoque é um passo fundamental para garantir que todos possam usufruir e se beneficiar dos avanços proporcionados pela ciência e tecnologia. Com essa iniciativa, a gente promove a popularização da ciência, mas também estimula as comunidades a participarem ativamente deste processo”, pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade.
Estrutura consiste em uma cúpula inflável com capacidade para até 35 pessoas, além de um projetor altamente tecnológico - Foto: Kelison Neves/GEA
21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Governo do Estado participou no último sábado, 19, da cerimônia de encerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Aeroporto Internacional de Macapá, após quatro dias de inúmeras atividades realizadas com foco na popularização de conhecimentos científicos.
Com várias instituições de ensino e pesquisa reunidas em um mesmo lugar, o maior evento de divulgação científica do Amapá atraiu cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores, professores, comunidade acadêmica e população em geral. Após o evento realizado no aeroporto, a programação segue com atividades realizadas no interior do estado ao longo dos meses de outubro e novembro.
Por Kelison Neves