Foto: Embrapa Gado de Corte
Champion e Universidade Federal de Goiás firmam parceria em novo Centro de Pesquisas para Nutrição e Saúde Animal

Champion e Universidade Federal de Goiás firmam parceria em novo Centro de Pesquisas para Nutrição e Saúde Animal



A Champion, indústria veterinária com foco em soluções para bovinos de corte e de leite, e a Universidade Federal de Goiás (UFG) firmam parceria para a instalação de um moderno Centro de Pesquisas em Saúde e Nutrição Animal na fazenda Champion 2, em Pirenópolis (GO). “A iniciativa privada e a ciência unem-se mais uma vez para cumprir o importante papel de realizar pesquisas e buscar o desenvolvimento de soluções nutricionais e sanitárias que ajudam a impulsionar a pecuária brasileira com produtividade e sustentabilidade”, ressalta Flavio Rocha, presidente do Conselho de Administração da Champion.

“O objetivo é extremamente nobre: fomentar o desenvolvimento de tecnologias para uma pecuária de corte e leite mais eficiente, produtiva, lucrativa e sustentável que possa ser usada na prática com grande aplicabilidade. Assim, também ajudando os pecuaristas a produzir alimentos mais seguros para o consumo humano”, complementa Rocha.

O Centro de Pesquisas tem a coordenação do médico-veterinário Juliano José Resende Fernandes, doutor em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo e especialista em nutrição de ruminantes, atualmente professor associado da Universidade Federal de Goiás.

“A UFG tem histórico riquíssimo de pesquisas em nutrição e saúde para a pecuária. A universidade é o parceiro perfeito para o Centro de Pesquisa. Seu time é composto por quatro especialistas, além de equipe de estagiários e apoio. É uma grande satisfação para a Champion ter a UFG conosco nesse projeto com objetivos de alto valor e aplicabilidade prática para a pecuária brasileira”, complementa o médico-veterinário Humberto Moura, gerente de marketing da Champion.

O Centro de Pesquisas conta com mais de 900 ha para o desenvolvimento de tecnologias pecuárias, grande parte já em novos sistemas de criação sustentável, como TIP (Terminação Intensiva a Pasto), ILP (Integração Lavoura Pecuária) e sistema integrado de criação em floresta cultivada.

Atualmente, os projetos desenvolvidos pela parceria buscam o melhor desempenho animal em cria, recria e engorda, de forma sustentável, praticando o manejo que respeita o bem-estar tanto do animal quanto de quem trabalha com o rebanho. Dessa forma, a sanidade empregada na manutenção do gado é usada em consórcio com a nutrição, sendo disponibilizada no sal mineral ou proteinado ou por meio de medicamentos que permitem carência zero para o abate ou ordenha.

A parceria público-privada fomenta no Centro de Pesquisas o uso de laboratórios de forragicultura, parasitologia e gestão, pontos importantes para produzir mais arrobas e leite/ha com menor custo e mais qualidade.

“A Champion é uma empresa inovadora, que investe em conhecimento e ciência como fontes de inspiração para o desenvolvimento de soluções eficazes que efetivamente contribuem para a melhoria dos indicadores de desempenho da pecuária de corte e de leite. O Centro de Pesquisas é mais um passo nessa direção”, assinala o presidente do Conselho de Administração da empresa.

 

Sobre a Champion – Fundada em 1959, a empresa tem como compromisso o desenvolvimento de produtos voltados para o bem-estar dos animais e proteção das pessoas. Está entre as 15 maiores indústrias de produtos para saúde animal do país. A Champion tem duas unidades industriais em Anápolis (GO). Com presença nacional, também atua no mercado internacional, com operação própria nos Estados Unidos e exportação de matérias-primas para diversos países. Mais informações: www.champion.ind.br  ou no telefone e whatsapp 0800 723 1616

 

Por Jéssica Estrela  




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos