Amapá recebe nova remessa de farinha para atender 300 famílias indígenas de Oiapoque
O objetivo é atender comunidades, onde plantações de mandioca foram afetadas por fungos e pragas.
O Governo do Amapá recebeu nesta sexta-feira, 2, mais 10 toneladas de farinha de mandioca que serão destinadas, nos próximos dias, para 300 famílias da região do Rio Urukauá, no município de Oiapoque. O local está entre as comunidades indígenas onde plantações de mandioca foram afetadas por fungos e pragas.
Ao todo, o Governo do Amapá, já consolida a distribuição de 60,5 toneladas de farinha e alcança 2 mil famílias indígenas. Os itens foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) junto à Cooperativa dos Moradores Agroextrativista da Reserva do Baixo Cajari, entidade social que funciona em Mazagão e reúne mais de 90 cooperados.A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) coordena a ação, com apoio da Secretaria Colegiada de Povos Indígenas e da Coordenadoria Estadual de Saúde Indígena. Os investimentos na aquisição da farinha somam cerca de R$ 900 mil e são frutos de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre junto à Conab.
“Mais uma vez, o Governo do Estado garante a entrega de mais de dez toneladas de farinha que vão para as comunidades indígenas de Oiapoque. Nosso papel, agora, é assegurar que esse alimento chegue nas melhores condições para alimentar as famílias indígenas”, pontuou a coordenadora da Saúde Indígena do Estado, Alessandra Macial.
Ainda no mês de fevereiro, o estado receberá mais 15 toneladas de farinha para serem enviadas para as áreas indígenas de Oiapoque.
Por: Weverton Façanha