| Foto: Merlin Pires /PMM
CPB classifica atletas e realiza Campeonato Paralímpico de Atletismo em Macapá

CPB classifica atletas e realiza Campeonato Paralímpico de Atletismo em Macapá



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) esteve em Macapá para classificar mais de 20 atletas no projeto "Jogos Paradesportivos do Município de Macapá" e realizar o Campeonato Paralímpico de Atletismo neste sábado (9) e domingo (10). Cerca de 60 paratletas participaram da competição, buscando atender aos índices necessários para competições nacionais nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, corrida de 100m, 200m, 400m, 800m e 5000m, e salto em distância.

A coordenadora do projeto, Luziwania Oliveira, ressaltou a importância da equipe do CPB realizar a classificação em Macapá, eliminando a necessidade de deslocamento dos paratletas para outros estados. A presença dos pais nas competições foi destacada como um benefício adicional, permitindo-lhes assistir às performances de seus filhos. O testemunho emocional de uma mãe, Ana Célia Miranda, destacou a alegria de ver seu filho, Luiz Felipe, participar e bater recordes nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco e dardo.

O Campeonato Paralímpico de Atletismo não apenas busca a verificação dos índices dos paratletas, mas também promove a igualdade de condições na competição por meio da Classificação Funcional. O fisioterapeuta e classificador da CPB, Raphael Couto, explicou que essa classificação é essencial para garantir a justiça nas competições, dividindo os atletas em classes de acordo com suas capacidades específicas.

O presidente da Federação de Atletismo do Amapá (FAAp), Dilson Belfort, enfatizou a importância do evento, homologado pelo CPB, para validar os índices dos paratletas a nível nacional. A competição continuou no domingo (10) no estádio Zerão, com a participação de cerca de 60 paratletas do projeto "Jogos Paradesportivos do Município de Macapá".

O processo de classificação envolve exames físicos, avaliação funcional e exame técnico, garantindo a igualdade e justiça na disputa. O evento é organizado pela Federação Amapaense de Atletismo (FAAp) em parceria com a Prefeitura de Macapá e outras entidades. O Projeto Jogos Paradesportivos do Município de Macapá, executado pela Prefeitura, busca promover o paradesporto, identificar potenciais atletas com deficiência e realizar anualmente o Festival Paradesportivo Escolar em Macapá.

Publicidade

Veja fotos

| Foto: Merlin Pires /PMM

| Foto: Merlin Pires /PMM

| Foto: Merlin Pires /PMM

| Foto: Merlin Pires /PMM

| Foto: Merlin Pires /PMM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos