Desenrola Fies: o que é e como funciona o novo programa de renegociação
Em novembro de 2023, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou a campanha "Desenrola Fies", com o objetivo de auxiliar os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) na renegociação de suas dívidas com o programa.
Segundo o governo, quando o programa foi criado, havia cerca de um milhão e 280 mil pessoas com dívidas no Fies, ou seja, que não conseguiram pagar o financiamento do curso superior após a formação e estavam inadimplentes.
Atualmente, em algumas datas do Fies 2024, foi feito um levantamento pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostrou que 196.776 mil pessoas já foram beneficiadas por meio do Desenrola Fies, sendo que mais de R$9 bilhões em dívidas foram renegociados.
O período de renegociação de dívidas pelo Desenrola Fies vai até o dia 31 de maio de 2024. Entenda melhor a seguir quem pode participar e como funciona este programa do MEC!
O que é o Desenrola Fies?
O Desenrola Fies é uma iniciativa do governo lançada em novembro de 2023 pelo MEC, com o objetivo de ajudar os participantes do Fies que estejam inadimplentes a renegociarem suas dívidas estudantis com descontos e condições especiais.
Assim, a iniciativa visa proporcionar melhores condições de negociação para os contratos celebrados até o fim de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. Os principais benefícios concedidos são: descontos de até 99% do valor da dívida, 100% de redução nos juros e condições facilitadas de parcelamento.
Segundo o governo, a renegociação tem como o objetivo proporcionar um caminho mais acessível para que os beneficiários possam quitar suas dívidas e retomar sua trajetória acadêmica com tranquilidade. Além disso, a medida contribui para a economia, uma vez que o mercado fica aquecido com novos profissionais e débitos quitados.
Como funciona o Desenrola Fies?
O primeiro passo para renegociar suas dívidas estudantis por meio do Desenrola Fies é procurar pelas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil ou acessar os aplicativos das agências da Caixa ou do BB e solicitar a renegociação. Vale ressaltar que os interessados têm até 31 de maio para pedir a renegociação.
A recomendação do FNDE é que o estudante procure pelo aplicativo ou pelo banco com o qual fez seu contrato para também fazer a renegociação. No entanto, tudo pode ser feito online, tanto a simulação quanto a própria negociação.
Ao solicitar a renegociação, é possível ver qual é o desconto oferecido no valor da dívida e quais as opções de parcelamento disponíveis. Importante ressaltar que o valor de desconto e condições de parcelamento mudam de acordo com o perfil do estudante.
Segundo as regras do programa, os estudantes inscritos no CadÚnico com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias (completados até 30 de junho de 2023), o desconto é de até 99% do valor da dívida. Para os demais estudantes, os descontos podem chegar até 77%.
Por Lauanda Gomes