Foto: Aog Rocha/GEA
Famílias aproveitam a folia no carnaval de rua do circuito Beira-Rio, em Macapá

Famílias aproveitam a folia no carnaval de rua do circuito Beira-Rio, em Macapá

Terceiro dia de programação contou com desfile de bloco infantil e atrações artísticas para os pequenos.


A presença das famílias marcou a passagem dos brincantes do 'Circuito Beira-Rio', na sexta-feira, 1°, durante a programação do Circuito dos Blocos, em Macapá. O Governo do Estado apoia o evento, que fortalece as tradições culturais, garante lazer para população e impulsiona o setor econômico, gerando renda extra.  

Na segunda noite de desfiles, a abertura ficou por conta do bloco infantil ‘Clubinho’. Com muita animação, os pequenos de todas as idades viraram super-heróis, personagens de desenhos e filmes, fadas e bailarinas. A diversão da folia foi regada a confetes, serpentinas, espuma, brincadeiras, coloridos, pinturas nos rostos e adereços. Há três anos, Maiara Sussuarana, desfila no Clubinho com a filha, Inaiá, de 9 anos.

“É o terceiro ano consecutivo que a minha filha participa, eu já venho há muito tempo, já é uma tradição. Além disso, considero muito importante esse momento para a diversão das crianças com a família presente. E, hoje é só alegria”, festejou Maiara. 

Ao som de cantigas infantis, a banda infantil Chocolate com Pipoca agitou a criançada, que respondeu animada no corredor da folia. A professora, Andréa Dias, afirma que tirou o carnaval deste ano para festejar com a família e a filha Maria Isis, 9 anos.

“É uma brincadeira saudável com muita diversão para as crianças, elas merecem”, diz Andréa.

 

Folia inclusiva  

O bloco infantil também foi acompanhado pelo engenheiro químico, Thiago Leandro, e pelo seu filho Thiago Levy, 12 anos, que é autista e tem paralisia cerebral. Desde os 4 anos, o pequeno acompanha os blocos carnavalescos, inclusive, “A Banda”. 

“Meu filho desde os quatro anos é apaixonado pelo carnaval, adora as músicas e nunca perde um desfile. Fico muito feliz de ver ele curtindo essa grande festa que é o carnaval, representa um momento de superação”, conta Levy.

 

Mais Blocos   

E após a passagem do Clubinho, a noite dos brincantes só estava começando. O desfile de mais trios elétricos e apresentações musicais eram ansiosamente aguardados pelos grupos de famílias e de amigos. Com cadeiras, cubas e cooler, aos poucos os foliões foram ocupando o espaço.  

Com a família reunida e padronizada nas cores da folia, a arquiteta, Alina Oliveira, 31 anos, veio se divertir no carnaval de rua reforçando uma tradição de família. 

“Meu pai, Carlos Santos, já acompanha os desfiles dos blocos de rua há mais de 20 anos, ele sai em todos os blocos. E hoje a família veio reunida para curtir o carnaval”, celebrou Alina.    

Carlos Madureira, de 58 anos, dançou e cantou nos desfiles com o irmão, Caio Madureira, em homenagem ao pai. 

“Meu pai amava o carnaval, em homenagem a ele todos os anos acompanho os desfiles”, disse o folião.  

A folia foi animada por 12 grupos de brincantes de carnaval de rua. O cortejo segue neste sábado, 2, com blocos do Circuito Liba.

 

Por: Alexandra Flexa


Veja fotos

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos