Foto: Jamylle Nogueira/SVS e Israel Cardoso/GEA
Governo do Amapá inicia nova frente de trabalho com limpeza no Canal das Pedrinhas

Governo do Amapá inicia nova frente de trabalho com limpeza no Canal das Pedrinhas

Os serviços consistem na roçagem da vegetação e desobstrução no perímetro chamado de bacia do canal.


Intensificando as ações emergências de combate aos alagamentos em Macapá, o Governo do Amapá iniciou mais uma frente de serviço, desta vez no Canal das Pedrinhas. Equipes estão desde a quarta-feira, 14, fazendo a roçagem no entorno do canal.

As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), em conjunto com as equipes da Prefeitura de Macapá. Mato, lama, entulho e lixo estão sendo retirados do perímetro conhecido como "bacia do canal", localizado próximo ao bairro Beirol.

De acordo com o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, essa é a segunda etapa dos serviços. "Realizamos a primeira fase com a desobstrução do Canal das Pedrinhas, no perímetro localizado próximo a Rodovia JP, onde retiramos uma pedra de concreto que estava dificultando a vazão da água, e agora o Governo está dando segmento na limpeza com o intuito de prevenir novos alagamentos", reforçou o gestor.

A força tarefa está sendo realizada desde a última terça-feira feira, 13, nos canais das Pedrinhas, Avenida 13 de Setembro e Beirol, com o intuito de dar vazão para as águas represadas que estavam causando alagamentos pela região.

Ao todo já foram retirados mais 168 toneladas de entulhos, lixos e entre outro insumos dos locais, com auxílio de equipamentos como:

  • 1 escavadeira hidráulica;
  • 2 retro escavadeiras;
  • 2 Pás mecânicas;
  • 20 caçambas;
  • 1 caminhão comboio;
  • 1 caminhão de carroceria.

 

Acolhimento às famílias

Além das ações de limpeza e desobstrução de canais, o Estado segue com várias frentes de trabalho, especialmente na assistência social. Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio das famílias atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

 

Por: Jamylle Nogueira


Veja fotos

Foto: Jamylle Nogueira/SVS e Israel Cardoso/GEA

Foto: Jamylle Nogueira/SVS e Israel Cardoso/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos