Na terceira noite de desfile de blocos, Circuito Liba destaca a tradição carnavalesca em Macapá
Programação é apoiada pelo Governo do Estado e acontece neste sábado, 2, a partir das 17h.
Após o sucesso da abertura do desfile de blocos, o Circuito Liba vai celebrar a alegria do carnaval de rua na terceira noite de folia, na orla de Macapá. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, inicia sua concentração às 17h deste sábado, 2, em frente à praça Isaac Zagury. Ao todo, dez blocos tradicionais farão o percurso desde a Rua Azarias da Costa Neto, até a Casa do Artesão.
A Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba) atualmente gerencia grupos de brincantes que atuam desde a década de 1980. Em 2024, a passagem dos foliões promete muita diversão e marchinhas históricas para o público. O presidente da entidade, Jeferson Estevão, destaca a importância da ocupação de espaços públicos e a necessidade da divulgação de expressões do carnaval amapaense.
"Esse investimento é cultural e histórico. O apoio governamental garante que as tradições continuem vivas no pensamento popular; a comunidade se programa para prestigiar o evento, acompanhar seus blocos favoritos, sejam tradicionais ou estilizados, e assim, movimentar setores como transporte, gastronomia e turismo”, reforça o presidente da Liba, Jefferson Estevão.
O desfile dos blocos segue até domingo, 3, com os blocos da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca), após a passagem de 'A Banda' pelas ruas da capital.
Confira como foi a programação do Circuito Liba:
Sábado, 2
- 19h - Unidos do Pau Grande
- 19h35 - Rolará
- 20h10 - Kubalança
- 20h45 - Habeas Copos
- 21h20 - Unidos da Mãe Luzia
- 21h55 - Unidos do Cabralzinho
- 22h30 - Mancha Negra
- 23h05 - Bafo da Onça
- 23h40 - Pica Pau Boleiro
- 0h15 - Metidos na Xexênia
- 0h45 - Atração musical
Bloco ‘A Banda’
Para os foliões interessados em curtir o último dia do Carnaval 2024, o maior bloco de rua do Norte, A Banda, sai às ruas mais uma vez neste domingo, 3, em Macapá, com apoio do Governo do Estado. Em sua 59ª edição, o evento traz homenagem aos 80 anos de criação do Amapá e reforço sobre a inclusão de pessoas com deficiência.
A concentração inicia na sede do bloco, na Avenida Iracema Carvão Nunes, com o tradicional caldo servido aos brincantes. O percurso contará com cinco trios elétricos e começa na Praça Veiga Cabral, segue pelas ruas Cândido Mendes, Henrique Galúcio, atravessa um pequeno trecho da Rua Tiradentes, passando pela Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado e finalizando na Avenida Ernestino Borges. A concentração é a partir das 13h30.
A Banda surgiu em 1965, criada por um grupo de amigos, em um jogo de carteado e é conhecida pelos seus tradicionais bonecos, com metros de altura.
Por: Eduardo Belfort