Palestra aborda estudo sobre tratamento da dor lombar crônica por terapia com correntes elétricas

Palestra aborda estudo sobre tratamento da dor lombar crônica por terapia com correntes elétricas

Com inscrições gratuitas, evento será transmitido via plataforma Meet nesta quarta-feira (24), às 20h30.


O Projeto de Extensão “Agentes Eletrofísicos: Reabilitação”, vinculado ao Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará evento dia 24 de abril, às 20h30, para discutir o artigo científico intitulado "Eficácia da IFC em pacientes com dor lombar crônica inespecífica", trazendo como palestrante convidada a Dra. Erika Rampazo, autora do artigo e especialista na área.

O Agentes Eletrofísicos e Reabilitação realiza o atendimento de pacientes com disfunções musculoesqueléticas de forma geral. Dentre essas disfunções, a dor lombar possui uma alta incidência. Nesse contexto, o debate sobre a utilização e os benefícios da IFC (Interferential Current), método amplamente utilizado na fisioterapia para o tratamento da dor e reabilitação de lesões musculoesqueléticas, se faz muito importante.

“Desde o século XVIII as correntes elétricas são utilizadas como uma forma de terapia. Com o avanço da engenharia biomédica, novas formas de utilização da corrente elétrica para diversos desfechos são introduzidos diariamente na práxis da fisioterapia”, explica o fisioterapeuta e coordenador do projeto de extensão, Prof. Dr. Cleuton Braga Landre.

O debate será conduzido pela acadêmica Luiza Campos, bolsista do projeto, e terá como foco uma revisão sistemática sobre o tema. A discussão se aprofundará em torno do trabalho realizado pela fisioterapeuta convidada, possibilitando à comunidade amapaense ampliar sua compreensão sobre o uso da IFC no tratamento de dores lombares.

“Esse método é utilizado aqui na Unifap. Eu ensino isso para os alunos durante a graduação. Então, os alunos já saem com esse conhecimento. É um recurso eficaz, porém ainda pouco usado por fisioterapeutas do Amapá”, conta Landre.

Com anos de experiência na área, Érika Rampazo é fisioterapeuta, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em Fisioterapia do Sistema Musculoesquelético e Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidade São Marcos e Instituto Cohen de Ortopedia Reabilitação e Medicina do Esporte. Érika é mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e doutora no Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O evento é uma oportunidade para profissionais e estudantes aprofundarem seus conhecimentos sobre a eficácia da Corrente Interferencial no tratamento de dores lombares crônicas inespecíficas, em um contexto de constante evolução na área da fisioterapia. Com a participação da Dra. Erika Rampazo, os participantes terão a chance de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e contribuir para a disseminação de práticas atualizadas e eficazes na área.

 

Por Cíntia Leão (Bolsista Comunicação Profid)


Veja fotos






O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos