Foto: CBP/Divulgação
Paratleta amapaense, Wanna Brito bate recorde e conquista título mundial inédito no Japão

Paratleta amapaense, Wanna Brito bate recorde e conquista título mundial inédito no Japão

Primeira medalha de ouro em mundiais foi garantida, nesta sexta-feira, 17, no lançamento de club F32, durante competição em Kobe.


A amapaense Wanna Brito fez história ao conquistar a medalha de ouro no lançamento de club F32 no Mundial de Atletismo em Kobe, Japão. Com uma marca de 26,66m, ela quebrou o recorde anterior da prova, superando os 24,45m da tunisiana Maroua Ibrahmi, registrados em Dubai 2019. Wanna, que já havia conquistado prata em Paris 2023, mostrou determinação e superou desafios físicos durante a prova para garantir o ouro.

Esse resultado contribuiu para que o Brasil encerrasse o primeiro dia de competição com três medalhas. Além do ouro de Wanna Brito, Petrúcio Ferreira conquistou ouro nos 100m da classe T47, e Giovanna Boscolo levou bronze no lançamento de club. Wanna, que começou a competir há apenas quatro anos, é uma das grandes promessas do paradesporto brasileiro.

Wanna Brito tem paralisia cerebral desde o nascimento, recebe apoio do Governo do Estado do Amapá e da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Além de seus treinos físicos intensivos, ela conta com acompanhamento psicológico para enfrentar as competições de alto nível.

O Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe segue até 25 de maio, foi adiado de 2021 para 2024 devido à pandemia de Covid-19. A delegação brasileira é composta por 85 pessoas, incluindo atletas, guias, comissão técnica e áreas de apoio.


Veja fotos

Foto: CBP/Divulgação

Foto: CBP/Divulgação




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos