Foto: Jorge Júnior/GEA
Polícia Civil do Amapá promove simpósio internacional de inteligência e investigação em análise comportamental

Polícia Civil do Amapá promove simpósio internacional de inteligência e investigação em análise comportamental

Capacitação, que tem objetivo de aprimorar as técnicas de inteligência policial, está alinhada ao Plano de Governo do Estado.


A Polícia Civil do Amapá está promovendo o 1° Simpósio Internacional de Neurociência e Análise Comportamental Aplicadas à Inteligência e Investigação Policial, o evento realizado de forma virtual, que entra em sua segunda fase, conta com a parceria da Escola de Cérebros Comportamentais, para as Polícias Judiciárias do Brasil. A iniciativa integra o Plano de Governo para qualificação dos agentes da segurança pública do estado.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Cezar Vieira, coordenador do evento, a atividade tem como objetivo a difusão de conhecimento e troca de experiências para ampliar a qualidade das investigações policiais.

“Essa ação faz parte de toda uma estratégia que visa a qualificação dos nossos agentes e está inclusa dentro do Plano de Governo da atual gestão do Estado. Neste curso estamos abordando temas que visam o aprimoramento das técnicas de investigação que se baseia nas entrevistas e interrogatórios, fazendo com que o policial tenha ferramentas para extrair com maior eficiência e qualidade as informações verdadeiras sobre os fatos que são investigados”, explicou o delegado-geral.

Participação

Ao todo, 418 policiais civis de todo o Brasil, se inscreveram para a capacitação, sendo 124 do Amapá. O lançamento do evento, aconteceu na segunda-feira, 29, com a palestra de Thompson Cardoso, especialista em técnicas de entrevista e detecção de mentiras.

Agora na segunda fase, a programação do simpósio segue durante toda a semana, até sexta-feira, 10, com abordagem de mais cinco temas:

  • Human Polygraph - o que o corpo de fato nos comunica durante uma ação de tensão ou crise
  • Microexpressões Faciais: produzindo informações para pronta resposta
  • Negociação com pessoas difíceis em cenários operacionais
  • "Criminal Profile", na busca de autoria
  • Falsas Memórias e suas consequências na identificação e reconhecimento de vítimas e suspeitos.

As apresentações on-line, contam com participação de palestrantes internacionais, como, Rui Mergulhão e Paulo Pinto (Portugal), e dos brasileiros Leonardo Faria, Bruno Costa e Thiago Luigi.

Para participar basta fazer a inscrição gratuita. O agente pode encaminhar a solicitação através do e-mail: delegaciageral@policiacivil.ap.gov.br informando no corpo do texto nome completo, CPF e número de contato.

 

Por: Amelline de Queiroz




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos