Primeira audiência pública de zoneamento ecológico econômico busca harmonia socioambiental no Amapá
Evento acontece nesta quinta-feira, 16, visa definir diretrizes do zoneamento ambiental.
O Governo do Estado realiza a primeira audiência pública do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Escuta busca estabelecer diretrizes para o ordenamento territorial do Amapá, com objetivo de harmonizar a conservação ambiental com o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico. População pode se inscrever pela internet para participar.
Todos os cidadãos do Estado podem participar, com ênfase nos moradores dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Itaubal. Na sequência, mais duas audiências serão realizadas este mês, em Laranjal do Jari e Amapá, abordando questões específicas de cada localidade.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o projeto conta com a colaboração de instituições como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e a consultoria do professor Jurandyr Ross, da Universidade de São Paulo (USP).
O ZEE é uma ferramenta essencial para identificar áreas com potencial econômico, como agricultura e turismo, enquanto preserva os recursos naturais, considerando aspectos como geomorfologia, hidrologia e biodiversidade.
Com informações/ Vanessa Albino