Foto: Aog Rocha/GEA
Na 52ª Expofeira do Amapá, público conheceu mais sobre o trabalho do Grupamento Tático Aéreo

Na 52ª Expofeira do Amapá, público conheceu mais sobre o trabalho do Grupamento Tático Aéreo



A 52ª Expofeira do Amapá ofereceu a crianças e adultos a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do GrupoTático Aéreo (GTA). Aos finais de semana, a partir das 18h, o público pode visitar o helicóptero operacional da instituição, o Gavião 01, no heliponto localizado no estacionamento do Parque de Exposições da Fazendinha.

O GTA compõe Plano Integrado de Segurança da Expofeira e os policiais estão atentos para atender ocorrências na região e em todo o estado, caso sejam acionados.

O pequeno Marco Antônio, de 2 anos, chegava à Expofeira com os pais quando os policiais do GTA pousavam com o Gavião 01 no local. O garotinho apontou e puxou os pais pelas mãos para que fossem com ele até o helicóptero. Chegando na aeronave, não faltaram fotos e sorrisos da criança.

O pai do pequeno, Marcelo Carim, engenheiro agrônomo, conta que o filho é totalmente apaixonado por helicóptero e ficou muito alegre em ver a felicidade do Marco Antônio junto aos policiais.

"Ele viu o helicóptero chegando e com toda essa movimentação, ficou extasiado. Um bebezinho de 2 anos e 2 meses extremamente feliz de poder estar dentro da aeronave e ver os policiais. Parece que a gente combinou, de chegar junto com o pessoal do GTA. Que legal", disse Marcelo, que estava tão extasiado quanto o pequeno Marco Antônio.

O coordenador do GTA, tenente-coronel, Eder Prado, diz que se sente orgulho em poder mostrar um pouco do trabalho do grupamento para as pessoas, que, muitas vezes, não têm oportunidade de ver tão de pertinho o veículo que faz a segurança aérea do Amapá.

"A gente está aqui nos finais de semana esperando a população. Todos estão convidados a vir e conhecer o nosso helicóptero e um pouco da nossa atividade", disse Prado 

Serviço operacional 

O coordenador explica que o GTA pode ser acionado para atender, por exemplo, uma vítima grave de acidente de trânsito que esteja no trajeto até a Expofeira. 

"Não podemos deixar de atender a população. Então, a gente está aqui [estacionamento da Expofeira] para exposição do nosso equipamento, mas também estamos preparados para atender a sociedade, caso surja alguma ocorrência nas operações Hórus e Paz", alertou o tenente-coronel.

GTA 

Há 17 anos, o GTA é uma das principais unidades especializadas da segurança pública do Governo do Estado. Com quase 6 mil missões operacionais ao longo de sua história, o grupamento está integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e se transformou em um braço forte das missões humanitárias, busca e salvamento, resgates, defesa civil e prevenção e combate ao crime.

Por: Marcelle Corrêa

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos