Foto: Getty Images/iStockphoto e Gabriel Maciel/Sesa
Dia de Combate às Drogas e Alcoolismo: Alerta para cuidados e perigos da dependência

Dia de Combate às Drogas e Alcoolismo: Alerta para cuidados e perigos da dependência

Atualmente a rede de atenção psicossocial do Estado atende 560 pessoas em tratamento na capital..


Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, uma data para conscientizar sobre os danos e as doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes podem causar na vida das pessoas. No Amapá, o Governo do Estado oferece atendimento especializado no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que atualmente atende 560 pessoas, em Macapá.   

De acordo com o enfermeiro do Caps, Rômulo Lima, é preciso ficar atentos para alguns sinais que podem ser um alerta de dependência, como o consumo excessivo e frequente, a incapacidade de controle, tentativas malsucedidas de reduzir ou parar, sintomas de abstinência ou fissura, e o abandono de atividades que geram prazer por conta do consumo de álcool ou drogas.

“É muito importante que diante desses sinais a pessoa procure ajuda especializada para realizar tratamento. Aqui no Caps realizamos o acolhimento com equipe multiprofissional, essa mesma equipe, após discutir caso a caso, monta um plano terapêutico para o usuário que poderá participar de terapias em grupo e individual, consultas com psicólogo e psiquiatra e acompanhamento medicamentoso, quando indicado”, explicou Lima. 

No caso das bebidas alcóolicas, o profissional ressalta ainda que para perceber que o consumo está além do social, é importante observar se a pessoa beber frequentemente em excesso, sente a necessidade de beber, para se sentir bem, e se o álcool está afetando as relações pessoais, profissionais e a saúde. 

As consequências do consumo prejudicial são variadas e podem ser físicas, como, por exemplo, problemas de saúde como cirrose ou câncer, psicológicas como apatia, depressão, ansiedade, ou sociais, como problemas no trabalho, problemas na família e interação social.

O usuário do Caps, que chamaremos de João para preservar sua identidade, foi em busca de ajuda para se livrar do vício em drogas após perder o emprego e o vínculo familiar.

“Eu não conseguia mais parar, não conseguia ir para o trabalho, fui demitido e depois proibido de ter contato com meu filho, foi aí que busquei ajuda, estava vivendo meu pior momento. Aqui me sinto melhor e tenho esperança, que vou sair dessa e recuperar minha vida de volta”, relatou o usuário.

 

Onde procurar ajuda

A dependência de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Amapá, indivíduos enfrentando problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas podem buscar ajuda nos dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) que ficam localizados em Macapá e Santana, além das unidades de saúde locais para orientação.

O Caps Ad em Macapá fica localizado na avenida Cora de Carvalho, 1731, no bairro Santa Rita. No local o atendimento é voltado para pessoas a partir de 18 anos. Já em Santana, o Caps fica localizado na avenida Lucena de Azevedo, 499, no bairro Vila Daniel. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Para ter acesso ao serviço basta ir até um dos locais com documentação pessoal e cartão do SUS. Os atendimentos são de livre demanda, não havendo necessidade de agendamento para ingressar no serviço.

Já para atendimento de emergência o usuário deve buscar o Hospital de Emergências (HE), para receber os cuidados iniciais, e posteriormente ser encaminhado para os serviços de referência.

 

Por: Jamile Moreira


Veja fotos







O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos